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Escola SESI realiza mais uma edição da Festa da Família

O evento teve como foco o Programa Virtudes, desenvolvido pela Rede SESI de Educação de Minas Gerais

Pensando na importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos alunos o SESI de Governador Valadares, realizou no dia 04 de dezembro, a tradicional Festa da Família que busca estreitar os laços de confiança e integrar os pais ao dia a dia da escola e nas atividades escolares dos filhos. Como acontece todos os anos, o evento reuniu pais, alunos, familiares e equipe docente para um momento de união e confraternização, no qual todos os presentes puderam vivenciar o exercício amplo da cidadania e convivência em sociedade.

Em tempo de tantos meios digitais em que muitas famílias mesmo estando dentro de casa utiliza-se como ferramenta de comunicação tablets e celulares, o SESI definiu como tema da festa este ano, “Desconectar para Conectar com a Família: um Passeio no Bosque das Virtudes”. A finalidade foi despertar a importância de se estar mais juntos, para que pais e filhos se conectem mais, tenham muito mais bons momentos juntos de brincadeira, leitura, passeios e até assistir filmes.

O evento que aconteceu durante toda a manhã de sábado, teve como foco o Programa Virtudes, desenvolvido pela Rede SESI de Educação de Minas Gerais, e que tem o objetivo de trabalhar, de forma leve e divertida, a prevenção ao bullying no ambiente escolar. O programa leva a reflexão e a prática do bem para a rotina das escolas, colaborando com a formação de futuros cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

A programação da Festa da Família contou com apresentação cultural de temas ligados ao Programa Virtudes: paciência, respeito, solidariedade, perseverança, justiça, honestidade, compaixão, gratidão, generosidade, tolerância, gentileza, lealdade, humildade e responsabilidade on-line. O evento teve shows de talentos com música, teatro, recital de poesia, entre outras atividades. Todas as ações foram realizadas pelos alunos da educação infantil, do ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio e professores.

Jacqueline Silva Iamin Coelho, gerente do SESI/SENAI pontua que a escola tem um papel muito importante no desenvolvimento do indivíduo, trabalhando não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também, na internalização de valores fundamentais, como o respeito aos colegas e funcionários, aceitando as diferenças e as limitações de cada um. “É um trabalho que colabora para uma nova geração de adultos, mais conscientes e capazes de aceitar as diferenças e limitações de cada indivíduo”, afirma.

Sobre o respeito, aceitação das diferenças e inclusão social, o SESI de Valadares já tem trabalhado esses valores internamente com os estudantes.  A escola possui três alunos surdos, que frequentam as aulas regularmente e estão inseridos normalmente em todas a atividades. Eles são acompanhados por um profissional interprete de libras. Cada estudante é único e possui suas especificidades. Por isso, disponibilizamos uma rede de apoio para que alunos com deficiência tenham acesso a uma educação de qualidade, como os demais alunos. Promovemos ações pedagógicas e disponibilizamos intérpretes de Libras aos alunos com necessidades educacionais especiais”, informou Jacqueline. Na Festa da Família a apresentação musical dos alunos do 1º ano A, do ensino fundamental I, foi feita na linguagem dos sinais. No evento, os alunos vencedores das Olimpíadas do Conhecimento (Canguru, Brasileira de Astronomia, Nacional de Ciências e Mineira de Química) receberam as medalhas.

Rede Sesi de Virtudes

Quem tem aprendizado de virtudes na infância, tem futuro. A Rede SESI de Virtudes, é um programa das Escolas SESI para prevenção do bullying, por meio da interiorização de valores pelos alunos das escolas. O programa leva a reflexão e a prática do bem para o dia a dia das escolas.

Foram criados 14 personagens inspirados na série Pokémon, estilizados como na linguagem dos mangás e animes (histórias em quadrinhos e desenhos animados japoneses) para se aproximar ao máximo do universo infanto-juvenil. Cada um representa uma virtude. Esses personagens são inseridos no convívio escolar dos alunos por meio de dinâmicas de reflexões coletivas, buscando trabalhar cada atributo pela própria vivência dos estudantes.