Notícias

Faturamento industrial avança pelo terceiro mês seguido

É o que aponta a pesquisa Indicadores Industriais divulgada nesta quarta-feira, 8 de setembro, pela FIEMG

A Pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela FIEMG nesta quarta-feira, 8/9, mostrou elevação de 1,4% do faturamento da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa) em julho frente a junho, marcando o terceiro mês seguido de crescimento. O desempenho positivo foi explicado pela retomada gradual de atividades que estavam paralisadas em empresas do segmento extrativo, e pelo aumento das exportações de minério de ferro.

O emprego ficou praticamente estável em julho, totalizando 12 meses sem registrar decréscimos. A massa salarial caiu, influenciando a queda no rendimento médio real. As horas trabalhadas na produção também recuaram, devido a reestruturações internas em empresas do segmento de transformação.

De janeiro a julho, frente ao mesmo período de 2020, cinco dos seis indicadores pesquisados mostraram aumento. O desempenho positivo dos índices refletiu o avanço no calendário de vacinação e, consequentemente, o maior grau de mobilidade em 2021, em virtude da flexibilização das medidas de restrição à circulação para conter a pandemia de Covid-19.

A expectativa é de que a indústria mineira cresça em ritmo mais lento nos próximos meses. O nível baixo dos reservatórios hídricos, a inflação elevada, o aumento da taxa básica de juros e a escassez global de alguns componentes – como os semicondutores e os chips – devem contribuir para essa desaceleração da atividade industrial.

Clique aqui e confira a íntegra da pesquisa.