Notícias

FIEMG realiza evento sobre o papel da indústria na gestão dos recursos hídricos

O seminário será 100% online; empresas e indústrias do Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri poderão participar

A FIEMG, por meio da Regional Rio Doce, em parceria com o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão de Águas),  SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e os Sindicatos da Indústria, realiza no próximo dia 24 de junho, das 14h às 17h, um seminário on-line com o seguinte tema: O papel da indústria na gestão dos recursos hídricos. Confira a programação detalhada:

14h      Abertura

14h10  Oportunidades para o Balanço Hídrico “Gestão Hídrica na Indústria”

14h30  Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos

15h20  Cobrança pelo uso da água em MG 

15h50  O processo adequado na utilização da rede coletora pública para disposição do efluente não doméstico 

16h30  Debate

As temáticas foram escolhidas de acordo com as necessidades das indústrias locais e, por isso, o conteúdo do evento busca oferecer ao público industrial informações e orientações importantes no que diz respeito ao uso da água nas indústrias, bem como seus desdobramentos.

Para o analista ambiental da gerência de meio ambiente da FIEMG, Deivid Lucas de Oliveira, a crescente demanda por água para abastecer a população e assegurar o desenvolvimento de todas as atividades econômicas constitui um desafio na gestão dos recursos hídricos, e diversificar as fontes de fornecimento da indústria e de outros setores da economia pode auxiliar e muito na busca da tão desejada segurança hídrica. “Pensando nessa demanda, nosso objetivo é levar este tema tão importante para as nossas indústrias, trazendo informações e iniciativas em prol da conservação dos recursos hídricos.” destacou o analista.

A analista ambiental da FIEMG Regional Rio Doce, que atende os Vales do Rio Doce e Mucuri, Renata Medrado Malthik Benevides, destacou a importância do evento onde serão dadas sobre o uso da água em nosso município e região. “Eficiência hídrica tem sido uma das pautas principais dos nossos encontros, seja por meio de palestra ou projetos, como o SaveH 2020, em que duas indústrias da nossa região foram campeãs nacionais em apresentar cases de sucesso para reaproveitamento da água, o que contribui para a gestão hídrica. É importante que as empresas e indústrias participem, para que as demandas e oportunidades sejam levantadas”, pontuou.

Podem participar do evento as empresas e indústrias do Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri. Os interessados podem fazer a inscrição por meio da plataforma Sympla: https://bit.ly/3ztLWVx

A FIEMG atua em áreas de Defesa de Interesse da Indústria e em Projetos Ambientais, para melhoria do desempenho ambiental das empresas e precaução a sanções punitivas. Trabalha ainda com Gestão de Resíduos Sólidos, de Recursos Hídricos e de Tecnologias Ambientais, além da atuação jurídica do setor. Com isso, a Federação também oferece uma série de eventos, palestras e encontros a fim de promover o diálogo entre a indústria e a gerência de meio ambiente da FIEMG.

Para outras informações, entrar em contato no (33) 3272.4850 ou no e-mail renata.medrado@fiemg.com.br