Notícias

FIEMG recebe Superintendente Estadual do Banco do Nordeste

Wesley Maciel participou de reunião com empresários do setor industrial e contabilistas

A Regional Rio Doce da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), o Sindicato dos Contabilistas de Governador Valadares (Sindcont/GV) e a Garantia dos Vales receberam nesta quinta-feira (25.11), o Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, Wesley Maciel, para um encontro com empresários do setor industrial e contabilistas da cidade e região.

O objetivo foi apresentar as linhas de créditos e a forma de atuação do Banco Nordeste nos municípios que fazem parte da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Com a inclusão de Governador Valadares na Sudene, empresários da cidade passam a contar com benefícios fiscais e com o crédito ofertado pelo banco, com taxas e prazos de pagamento diferenciados, adequados a cada situação.

Benefícios para empresários da região

O Banco Nordeste é um operador do Governo Federal nas políticas de desenvolvimento e só pode atuar em regiões correspondentes à área de atuação da Sudene, que antes eram somente as do norte de Minas e do Espírito Santo, além do próprio Nordeste do Brasil. Com a inclusão de Governador Valadares, junto com outros 80 municípios na área da Sudene, empresários da região podem contar com incentivos de financiamentos das suas atividades produtivas.

Sobre isso, Wesley Maciel, superintendente estadual do banco, explica que “a Sudene pensa projetos estruturantes e oferece oportunidades de redução de imposto de renda, por exemplo, e outros benefícios fiscais operados também pela Sudene. Hoje já estamos podendo realizar financiamentos, somos gestores do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que é o dinheiro mais barato do Brasil e que tem os melhores prazos, as melhores condições para quem quer empreender. Tudo isso com juros subsidiados e prazos adequados. A grande vantagem é essa: inseriu o município na área da Sudene, tem os benefícios fiscais, alguns outros benefícios legais, e o Banco do Nordeste pode chegar e financiar a atividade produtiva com os recursos do fundo constitucional”, disse.

O presidente da FIEMG Regional Rio Doce, Marcos Lopes, destaca a importância do executivo do Banco do Nordeste ter vindo à cidade para o encontro com os industriais. “O foco da reunião foi levar informação e firmar parceria com o Banco do Nordeste. Um dos assuntos tratados foi que as empresas da região vão poder contar com uma série de incentivos fiscais, como redução de até 75% do valor do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, e empréstimos a juros mais baixos. As empresas terão uma série de vantagens competitivas, que vão ajudar na atração de novos negócios”, disse.

Está previsto a abertura de uma agência do Banco do Nordeste em Governador Valadares, mas por enquanto, os interessados nos benefícios ofertados pela instituição financeira, conseguem atendimento diretamente pelo site www.bnb.gov.br.