Notícias

FIEMG Regional Rio Doce, SESI, SENAI e Sindicatos Empresariais preparam um mês de atividades em comemoração ao mês da indústria

Lives, curso e ação social farão parte das comemorações

Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957. Ao longo dos anos, a FIEMG Regional Rio Doce, SESI, SENAI e Sindicatos da Indústria realizam diversas atividades em comemoração à esta data tão especial.

Este ano, apesar dos desafios da pandemia, não será diferente e um mês de atividades está sendo planejado para que industriais e industriários aperfeiçoem suas práticas e se tornem cada vez mais preparados, sustentáveis e competitivos.

No dia 3 de maio foi lançado episódio do podcast “A hora da indústria”, em comemoração ao Dia do Trabalhador onde será possível acompanhar o bate-papo com Claudio Henrique Cabral, diretor técnico do laboratório Globo, e com Flávia Bento, que é coordenadora da área de Educação do SESI. Eles contam sobre os desafios enfrentados na adaptação ao home office e no trabalho presencial. O podcast está disponível no endereço: https://spoti.fi/3nQ8Fpq .

No dia 5 de maio acontece o lançamento da campanha do agasalho dos Sindicatos da Indústria de Alimentação (SINDAL), da Construção Civil (SINDUSCON) e Metal Mecânico e Material Elétrico (SIMEVAL). As doações podem ser feitas até o dia 31 de maio na Unidade Integrada FIEMG, SENAI e Sindicatos.

Nesta quinta-feira (06), será lançado o #tbt da FIEMG Regional Rio Doce, relembrando algumas conquistas da entidade em prol da indústria. Ainda no dia 6 de maio, será lançado o FAPI 2021 – Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria. Este ano, os setores ou atividades industriais selecionadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para a fiscalização ambiental serão: tratamento químico de madeira, fabricação de cerveja, fabricação de sucos e refrigerantes e abate de animais, industrialização da carne e processamento de subprodutos. O evento é gratuito.

Na sexta-feira (07), a FIEMG, o SESI e o SENAI sensibilizam aos trabalhadores da indústria por meio da campanha do “Maio Amarelo” que este ano traz a temática da responsabilidade e do respeito no trânsito.

No sábado (08), será encerrada a primeira fase da campanha do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria (SINPAC), totalizando a doação de 5.000 unidades de pães às famílias carentes em situação de vulnerabilidade social.

No dia 11, às 19h, a turma de Aprendizagem Industrial em Processos Administrativos do SENAI irá apresentar os trabalhos de inovação que marcam a conclusão do curso. Três empresas foram criadas: “Ba! Ra! Tim!”, um aplicativo onde os usuários compartilham as promoções locais com outros usuários de forma simples, prática e segura, visando economia para o seu bolso e visibilidade para o seu negócio; “Conex”, plataforma que conecta empresas e investidores, proporcionando praticidade, suporte e atualização do mercado financeiro e “Organik”, empresa a favor do meio ambiente que utiliza jardins flutuantes para purificar superfícies aquáticas e erradicar a poluição de lagoas. O evento é gratuito.

No dia 13 será realizada uma live com o VMS Advogados para esclarecimentos sobre as Medidas Provisórias 1.045/2021 e 1.046/2021 e os impactos nas relações trabalhistas. O evento é gratuito.

No dia 17 acontecerá o retorno às aulas presenciais da Escola SESI, mantendo a mesma preocupação com a segurança e saúde dos alunos. O retorno será gradual, dentro do protocolo aprovado pela Comissão Interna de Saúde e Educação de Valadares.

No dia 18, das 14h às 16h30, será realizado o FAPI da Regional Rio Doce e Vale do Aço, onde serão esclarecidos os pontos de atenção sobre a regularização ambiental para os segmentos-alvo da fiscalização da SEMAD e PMMG. As inscrições podem ser feitas no https://bit.ly/3h25byy. O evento é gratuito.

No dia 20, acontecerá uma live sobre “Resíduos sólidos: da obrigação à oportunidade de negócios”. O evento é em parceria com o SINDUSCON, SIMEVAL e SINDAL e o evento será conduzido pelo Guilherme da Mata, analista de meio ambiente da FIEMG. Durante o evento será abordado sobre o MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos e  cases de empresários que investiram em usinas de reciclagem de entulhos. O evento é gratuito.

No dia 25, oficialmente comemorado o Dia da Indústria, a FIEMG Regional Rio Doce faz uma retrospectiva de todas as indústrias homenageadas com o Mérito Industrial. Uma palavra do presidente também irá marcar a data especial.

Ainda nos dias 25 e 26 de maio, será realizado um curso em parceria com o VMS Advogados sobre a “Nova Lei de Licitações”, apresentando a nova lei a apontando as principais modificações que virão com a nova lei, analisando os impactos do novo regramento para a engenharia.

Durante o mês, as indústrias ainda podem contar com conteúdos voltados para a LGPD, assessoria ambiental com foco em licenciamento ambiental, gestão de resíduos sólidos, gestão de recursos hídricos, orientações legais ambientais e FAPI (Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria), dentre outros.

Os industriais poderão contar com assessoria em financiamentos através do Correspondente Bancário BDMG, Posto de Informações BNDES e identificação das Linhas de Crédito mais adequadas.

O presidente da Regional Rio Doce, Marcos Lopes, reforça o trabalho da FIEMG em prol da indústria, conquistando diversos pleitos junto aos governos municipal, estadual e federal. “A FIEMG, por meio do presidente Flávio Roscoe, não tem medido esforços quando o assunto é oferecer às indústrias condições para que ela seja competitiva e sobreviva aos desafios desse tempo. Centenas de pleitos foram conquistados junto aos governos nos últimos meses, o que reforça nosso compromisso com o segmento industrial. Durante esses três anos da nossa gestão à frente da Regional, também nos empenhamos em oferecer à indústria, ao SESI e ao SENAI diversas soluções que nos preparem para o futuro, que na verdade já é tão presente. Convido a todos os empresários e industriais dos 91 municípios da nossa Regional para que participem desse mês de atividades. Nosso objetivo é preparar a indústria para que ela continue operando, mantendo emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento da nossa região, de Minas Gerais e do Brasil”, concluiu o líder industrial.

As informações sobre os eventos, bem como inscrições, podem ser buscadas junto à FIEMG Regional Rio Doce: (33) 3272.4850.