Notícias

Presidente da FIEMG e presidentes sindicais se reúnem em prol da indústria de Valadares e região

Retomada das atividades e confiança no futuro foi a marca do encontro

Na última semana, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe esteve reunido, via web, junto com os presidentes dos sindicatos das indústrias de Valadares. Na pauta, a retomada das atividades econômicas e necessidade de novos investimentos.

O presidente da FIEMG Regional Rio Doce e presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria (SINPAC-GV), Marcos Lopes, iniciou o encontro anunciando as ações de planejamento e aquisição de novos equipamentos para a retomada das atividades da panificação e confeitaria da cidade, o que certamente trará muitos resultados para o SINPAC-GV e o SENAI.

“Decidimos investir nas ações de panificação e contamos com todos para que o SENAI se mantenha ativo. Acreditamos na capacidade do setor de panificação de movimentar a escola e este é um dos nossos primeiros investimentos”, pontou o presidente Flávio Roscoe.

Herika Sendas, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Valadares, (SINVEST-GV), ressaltou que o segmento da confecção e vestuário precisou se reinventar e ser criativo diante da pandemia, além de considerar o período de sazonalidade, e destacou que o programa de exportação da FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), é uma das soluções. Sendas ainda destacou que a mudança para os negócios digitais foi um destaque no período e sinalizou a necessidade de promoção de ações que valorizem o produto local.

O presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Valadares (SIM-GV), Sandro Heringer, acompanhado do vice-presidente Álisson Saraiva, pontuaram sobre licenciamento ambiental e como a FIEMG pode auxiliar nos processos junto ao Estado de Minas. Além disso, destacaram que os recursos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) não foram suficientes para atendimento às indústrias e solicitaram que a FIEMG interceda junto ao governo federal para liberação de novos recursos.

Roscoe destacou que o governo federal deverá disponibilizar, em breve, novos quantitativos do PRONAMPE em apoio às empresas. Destacou ainda que o Sicoob Credifiemg fez uma parceria com o Estímulo 2020 que está ofertando capital de giro no valor equivalente a até um mês de faturamento das empresas, com juros de 6,55% ao ano, carência de 3 meses para o principal e pagamento em até 18 vezes. A iniciativa é 100% privada e reúne executivos, empresários, artistas, empreendedores sociais e empresas que contribuíram com os recursos financeiros.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Valadares (SINDUSCON-GV), Luiz Alberto Jardim, pontuou sobre a necessidade de apoio da FIEMG junto à CEMIG para as ligações prediais. Na oportunidade, o presidente Luiz Alberto junto ao vice-presidente, Hermes Vasconcelos, apresentaram um panorama do segmento, com muito otimismo e acreditando em um futuro promissor.

Heládio Esteves, presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Valadares (SINDAL-GV), ressaltou que o segmento, no período da pandemia, continua alavancando, aumentando a prestação de serviços, atendendo mesmo ao público que continua em casa.

O vice-presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Governador Valadares pontuou a necessidade de trazer novas capacitações para a cidade, o que será feito em parceria com o SENAI, principalmente para as futuras tendências das oficinas mecânicas.

Ao final, Roscoe reafirmou que a FIEMG está unindo todos os esforços em prol da indústria, sendo atendida em diversos pleitos aos governos estadual e federal e continuará trabalhando para que as empresas sigam de forma crescente, retomando a economia, prezando pela saúde e lutando por um futuro melhor para todos.