Notícias

Regional Rio Doce, SESI, SENAI e Sindicatos Empresariais preparam um mês de atividades para a indústria

Palestras, cursos, oficinas e lazer farão parte da comemoração do Dia da Indústria

Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, através do Decreto nº 40.983, tendo sido fixado o dia 25 de maio pelo Decreto nº 43.769, de 21 de maio de 1958. Este ano, a FIEMG Regional Rio Doce, o SESI, o SENAI e os Sindicatos Empresariais prepararam um mês de atividades para que industriais e industriários aperfeiçoem suas práticas e se tornem cada vez mais preparados, sustentáveis e competitivos.

No dia 1º de maio foi lançada a campanha "Em Frente Minas". Esta foi uma forma de convidar a todos a unir forças e transformar o estado de Minas Gerais. A mensagem central é que o Sistema FIEMG acredita em uma mineração feita de modo seguro e responsável, capaz de promover o desenvolvimento sustentável do estado. Saiba mais em www.emfrenteminas.com.br.

No dia 2, o SESI lançou vagas gratuitas na EJA (Educação de Jovens e Adultos), uma oportunidade para que as pessoas fora da faixa etária que ainda não concluíram os ensinos Fundamentais e Médio possam fazê-lo e de forma gratuita. E a novidade desta edição é que os alunos estudarão a maior parte do tempo no conforto de casa, por meio da metodologia EAD.

Ontem (8), foi iniciada a Campanha do Agasalho, que tradicionalmente é abraçada pela Regional Rio Doce, Sindicatos Empresariais da Indústria e Sindicato dos Contabilistas (Sindcont). Este ano, o SESI e o SENAI também contribuirão nessa ação social. Todas as doações podem ser feitas até o dia 20 de junho na Unidade Integrada FIEMG e SENAI, SESI e no Sindcont.

Ontem também aconteceu a abertura oficial da programação do mês da Indústria, com a palestra "A Gestão de Riscos e o Contexto das Organizações" ministrada pela Gestora da Qualidade, Ana Paula Campos Rodrigues. Durante o evento, os participantes ainda conheceram sobre indicadores, gestão integrada, metas e objetivos.

Hoje (9) acontece o INOVA GV no Bar Fábrika, no bairro São Pedro. O Inova GV é um evento voltado para tratar assuntos de inovação e tecnologia. Durante o bate-papo será abordada a temática: “Empreendedorismo Universitário – a vida não começa após o diploma”. Será realizado um painel para discussões e debates com as presenças da professora Universitária Jeanine Águia, da promotora de eventos Jessica Dias e do representante da Cervejaria Nader, Jony Nader.

No dia 15, a FIEMG, o SESI e o SENAI participarão no Dia D do Maio Amarelo, realizado pela Prefeitura Municipal e diversos parceiros, conscientizando as pessoas para boas práticas no trânsito. No espaço da Praça dos Pioneiros será possível vivenciar simulações de acidentes, orientações para o trânsito e momentos de reflexão e sensibilização.

Já no dia 18, empregados das indústrias poderão participar gratuitamente de oficinas no SENAI voltadas para Canto Mitrado (costura), Marido de Aluguel (Instalações Elétricas e Hidráulicas) e Comportamento Empreendedor. As inscrições serão realizadas na internet, por meio da plataforma Sympla.

Nos dias 20 e 21 acontecem a blitz educativa e a passeata dos alunos do SESI, voltados para a temática do Maio Amarelo. A proposta é sensibilizar as pessoas e condutores de veículos que transitam pela Avenida JK e rua Treze de Maio quanto aos cuidados no trânsito. Essa é uma oportunidade de os alunos mostrarem à comunidade a Rede Sesi de Virtudes.

De 20 a 22 acontece o Pint of Science, realizado pela Univale, e a Regional Rio Doce, SESI e SENAI são um dos parceiros do evento. Este é um dos maiores eventos dedicados à divulgação da ciência no mundo, onde diversos temas de pesquisas científicas serão apresentados à comunidade de forma interativa e dinâmica. A entrada é gratuita e a programação pode ser conferida no site: www.pintofscience.com.br/events/governadorvaladares.

No dia 21, de 8h30 às 17h30 na FIEMG Regional Rio Doce, acontece o curso Gestão da Produção por meio do Programa FIEMG Competitiva em parceria com os Sindicatos Empresariais. O objetivo da capacitação é melhorar os resultados por meio do uso de ferramentas de gestão de negócios e produção industrial, com metodologia prática. As inscrições podem ser feitas por meio do telefone (33) 3225.7275 (falar com Ananda).

De 22 a 26 acontece a 17ª edição da Expoleste e a FIEMG Regional Rio Doce, SESI e SENAI levarão atividades de tecnologia, robótica e metodologia Lego. Essa é a oportunidade de todos conhecerem a Educação Tecnológica promovida pelo SESI e as implantações do Espaço Maker e SENAI Lab. Além disso, os serviços e produtos da Regional Rio Doce e dos Sindicatos serão apresentados aos convidados.

No dia 25, oficialmente comemorado o Dia da Indústria, o SESI abre suas portas para receber os empregados da Indústria. Uma manhã de lazer será preparada para os trabalhadores que terão a oportunidade de conhecer os serviços do SESI. Aulão de hidroginástica, minicampeonatos de vôlei e futsal e oficinas de leitura estão sendo preparados para os convidados.

No dia 31 de maio, acontece o tradicional Café com Contabilistas, trazendo temas relevantes voltados para a rotina do dia a dia dos profissionais. O evento, que acontece mensalmente, é realizado pelo Sindcont em parceria com a Regional Rio Doce.

Durante o mês, as indústrias ainda podem contar com Assessoria Ambiental: licenciamento ambiental, gestão de resíduos sólidos, gestão de recursos hídricos, orientações legais ambientais e FAPI (Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria), dentre outros.

Os industriais poderão contar com Assessoria em Financiamentos através do Correspondente Bancário BDMG, Posto de Informações BNDES e identificação das Linhas de Crédito mais adequadas.

FIEMG Regional Rio Doce: (33) 3272.4850