Notícias

Segurança e saúde no trabalho é assunto sério

SESI-MG relembra data que chama a atenção para a necessidade de cuidados no ambiente laboral

A adoção de práticas saudáveis e seguras dentro do ambiente laboral é uma das premissas do SESI-MG e no Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho (SST), celebrado em 28 de abril, a instituição reforça seu compromisso em ajudar a indústria nesta tarefa, especialmente neste momento em que o assunto ganha status ainda mais importante em tempo de pandemia.

Durante o ano de 2020, o SESI-MG realizou diversos tipos de atendimentos em indústrias e seus trabalhadores. Foram aplicados, aproximadamente, 80 mil testes rápidos para Covid-19, avaliando o IgG e IgM, com laudos analisados por especialistas, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde. Mais de 400 mil atendimentos em Segurança e Saúde Oocupacional foram feitos ao longo do ano, em 1.430 empresas. Já na seara da Promoção da Saúde, foram 29.856 atendimentos e 42.177 referentes à prática de atividades físicas. E a instituição também se destaca quando o assunto é a imunização contra a H1N1: foram 82.968 pessoas vacinadas em 599 empresas.

Além de sua atuação dentro das empresas, o SESI-MG também contribuiu para que a sociedade tivesse acesso às informações seguras. A equipe de profissionais da instituição realizou mais de 30 lives, abordando temas relacionados à prevenção da Covid-19, implantação de protocolos de saúde e legislações aplicáveis, ergonomia, apoio psicossocial, atividades físicas e nutrição.

O SESI-MG opera com 12 unidades em Minas Gerais, estrategicamente localizadas em diferentes regiões do estado. A entidade conta com profissionais capacitados para realizar campanhas, diagnósticos, identificar riscos relacionados à SST e muitas outras práticas que beneficiam empresas e colaboradores.

Atua também para que a indústria mineira cumpra as Normas Regulamentadoras (NRs), que são um conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, obrigatórios para empresas que contam com empregados contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A instituição oferece ainda serviços de promoção da saúde direcionados aos trabalhadores das organizações. Estão inclusas práticas lúdicas de conscientização em temas como doenças crônicas, doenças transmissíveis, alimentação saudável e fatores psicossociais. Todos eles contribuem para a qualidade de vida dos profissionais e, consequentemente, para a produtividade no trabalho.

“Muito já foi feito e ainda há muito que fazer. A saúde e segurança do trabalho deve ser uma prática constante nas organizações. Portanto, participar do Abril Verde é fundamental e estender a preocupação pelos demais dias do ano, é ainda mais”, afirmou a gerente de Segurança e Saúde para a Indústria do SESI-MG, Cristiane Scarpelli.

Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho 

O dia 28 de abril é dedicado à memória de vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e, no Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Saiba mais sobre o trabalho na área da Segurança e Saúde no Trabalho do SESI.