Notícias

SESI realiza mais uma edição da SIPAT

Evento reúne trabalhadores da indústria com a finalidade de promover a saúde e a segurança no trabalho

A unidade do Serviço Nacional da Indústria (SESI) de Governador Valadares realiza até sexta-feira, dia 22 de julho, a 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Este ano, o evento tem o tema “Conecte-se à rede SST. A senha é você” e o objetivo é orientar e sensibilizar os trabalhadores da indústria e das empresas que participam do evento, sobre a importância da adoção de práticas preventivas que promovam a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Minas Gerais está entre os estados que mais geram empregos no país, mas também é grande a sua participação nas estatísticas de acidentes de trabalho. Onúmero de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. E o SESI, por meio da área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) tem trazido discussões importantes sobre assunto, para que o estado saia dessa estatística.

Segundo o presidente da FIEMG Regional Rio Doce, Marcos Lopes, o SESI tem o papel de fomentar a adoção de práticas preventivas que promovam a saúde e segurança no ambiente de trabalho. “Mas esse processo deve ser um esforço conjunto entre empregador e trabalhador, porque ambos têm obrigações e estas devem ser cumpridas. Uma indústria que garante um ambiente de saúde e segurança, com colaboradores treinados para exercerem corretamente suas atividades, ganha mercado, torna-se mais competitiva, com menores custos, maior produtividade e sobretudo, garante a integridade física dos trabalhadores”, disse.

A gerente do SESI SENAI, Jacqueline Silva Iamin Coelho, informou que a SIPAT é uma valiosa ferramenta de educação, informação, organização e participação dos industriários. “Com a iniciativa queremos sensibilizar os profissionais que atuam nas indústrias sobre a importância da segurança no trabalho. Durante uma semana promoveremos a integração e conscientização dos participantes, que percebem que a segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho é responsabilidade do trabalhador e da empresa”, disse.

Programação

Na SIPAT os participantes contam com palestras com temas sobre saúde mental, álcool e drogas, audição, segurança no trânsito, alimentação saudável, infecções sexualmente transmissíveis, trabalho em altura, além de ginástica laboral, sorteios de brindes, entre outras atividades, que contribuem para a qualidade de vida e bem estar no ambiente de trabalho. O evento está acontecendo na unidade do SESI, na rua 13 de maio, 1120, Vila Bretas, das 16h às 17h.

Inscrições

 As empresas interessadas em participar devem entrar em contato com o SESI pelo telefone (33) 3272.6590

 

 Por Elaine Siqueira

Analista de Comunicação