Notícias

SESI Valadares prepara a 22ª SIPAT Integrada

Evento acontecerá de 20 a 24 de setembro obedecendo aos protocolos de segurança sanitária; as vagas são limitadas

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mundo, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos. De 2012 a 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros, o que representa uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais nesse período. Além disso, apenas no ano passado, devido à Covid-19, o total de auxílios-doença por transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade, chegou a 289 mil, um aumento de 30% em relação a 2019, quando foram registrados 224 mil.

Minas Gerais está entre os estados que mais geram empregos no país, mas também é grande a sua participação nas estatísticas de acidentes de trabalho, ocupando o 2º lugar no ranking. E para sair dessas estatísticas as empresas tem que ter como foco principal a prevenção.

Pensando nisso, o Serviço Social da Indústria (SESI) de Governador Valadares realizará de 20 a 24 de setembro, a 22ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). O diferencial deste ano será o número reduzido de empregados participantes, obedecendo aos protocolos sanitários.

Com foco na prevenção, promoção da saúde, aumento da produtividade e valorização da vida, a SIPAT, é um instrumento eficaz de gestão que motiva e promove a integração dos trabalhadores e tem como principal objetivo garantir a conscientização sobre a prevenção de doenças e de acidentes no ambiente de trabalho.

Durante cinco dias, trabalhadores da indústria e diversas empresas de Valadares, participarão de palestras e atividades que diversificam a aprendizagem, além de levarem todos os presentes à reflexão sobre saúde e segurança no trabalho.

Para a gerente do SESI/SENAI, Jacqueline Iamin, a SIPAT é uma importante ferramenta de educação, informação e mudança de atitudes, voltada para os empregados da indústria. “Com a iniciativa queremos sensibilizar os profissionais que atuam nas indústrias sobre a importância da segurança no trabalho. Durante uma semana promovemos a integração e conscientização dos participantes, que percebem que a segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho é responsabilidade de todos”, disse.

Programação

Na segunda-feira (20) será abordado o tema “proteção auditiva” com a fonoaudióloga Tatiana Gonçalves. Já na terça-feira (21) os empregados participarão de uma palestra sobre “proteção contra incêndios” com o Corpo de Bombeiros. Na quarta-feira (22), será a vez de abordar sobre a temática “saúde mental” com a psicóloga, coach e professora acadêmica Ana Angélica Leão. Na quinta-feira (23), o supervisor técnico do Senai, Emerson Leite, abordará sobre “proteção de mãos e dedos” e no último dia da SIPAT, os empregados participam de um show de talentos, além da palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST). Ao final de cada dia é realizada uma brincadeira, reforçando a aprendizagem, além de sorteio de brindes.

Inscrição

Devido à pandemia, as vagas são limitadas, pois com o distanciamento social será necessária a redução de cadeiras. Portanto, as empresas interessadas devem entrar em contato no (33) 3272-6560 (33) 3272-6719 ou pelo e-mail daniela.carvalho@fiemg.com.br e já garantir a participação dos empregados, que também deverá seguir uma escala de revezamento.