Notícias

Sindicato das Indústrias da Panificação realiza programação especial do Mês do Panificador

Diversas ações virtuais estão sendo ofertadas em comemoração ao Dia do Panificador, celebrado hoje

O pão é vida! É o alimento básico, o nosso sustento mais comum. Desde os tempos antigos, os pães e os primeiros panificadores já faziam parte da história da humanidade e, de lá para cá, alcançaram grande relevância social e econômica.

Atualmente, com o aumento da competitividade, as padarias têm buscado inovar seu mix de produtos, produzindo pães de sabores e formatos diversos. E isso, graças aos panificadores que tem realizado verdadeiras obras de arte e atraído os clientes, contribuindo para o aumento do consumo de pães e produtos nas padarias.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o setor de panificação tem se fortalecido ano após ano no Brasil. Com a implantação de novas tecnologias, técnicas de preparo e execução e investimentos em cursos de aperfeiçoamento, os profissionais do setor têm conseguido resultados crescentes para a economia brasileira. Infelizmente, com a pandemia da Covid-19 o ano de 2020 fez com que o faturamento caísse, porém, a ABIP acredita que a recuperação seja possível nesse ano, por meio de inovação, integração e conexão com as novas tendências e tecnologias. 

Como forma de homenagear aos panificadores, o Sindicado das Indústrias da Panificação e Confeitaria de Governador Valadares (SINPAC-GV), em parceria com a FIEMG Regional Rio Doce, preparou um mês de atividades virtuais, buscando proporcionar momentos de aprendizagem, reciclagem de conhecimentos e integrar os estabelecimentos.

A programação iniciou com lives realizadas pela FIPAN, que estão acontecendo de 05 a 09 de julho, com temáticas sobre a diferença entre a panificação brasileira x internacional; fermentação natural; menu atraente para padarias e realidade de ser panificador nos dias atuais.

Hoje, (08), Dia do Panificador, está sendo realizado o “Desafio do Panificador” com participação dos associados e de toda a sociedade.

No dia 20 de julho, será realizada uma palestra com o Márcio Rodrigues, considerado como referência no setor. Ele irá abordar sobre “Gerenciamento, Desempenho e Excelência na Panificação: Gestão de Pessoas, Produção e Vendas”. Márcio é Empresário do setor de Panificação e Alimentação há mais de 25 anos, administrador de empresas e especialista pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra – região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Realizou mais de 4 mil palestras em todo o país e exterior, como no México e Colômbia e recebeu premiações em reconhecimento de seu trabalho.

Já no dia 22 de julho será realizada a palestra “Sua empresa está preparada para a Lei Geral de Proteção de Dados?” em parceria com o escritório VM&S Advogados. O evento irá preparar as empresas para o início das sanções administrativas que entram em vigor no dia 1º de agosto.

Para fechar o mês, no dia 27 de julho, será realizada a palestra "Como alavancar as vendas através do atendimento" com a Monalisa Torres. Ainda durante o mês, acontecerá o encerramento da campanha de doação dos pães às famílias carentes da cidade e o lançamento do banco de currículo do SINPAC-GV.

Para o presidente da FIEMG Regional Rio Doce e presidente do SINPAC-GV, Marcos Lopes, o sindicato possui atualmente mais de 50 padarias associadas que estão sempre presentes nas reuniões, nos cursos de qualificação, treinamentos e trabalhando permanentemente em prol das melhorias do segmento, trazendo novas tecnologias no processamento e conservação dos alimentos. “Esse entusiasmo dos nossos associados e o desejo de sempre saírem na frente, é o que nos motivou a realizar esse mês de atividades, buscando trazer as novidades do segmento que irão nos preparar, inclusive, para a pós-pandemia”, destacou.

Neste dia 8 de julho, o SINPAC-GV parabeniza a todos os panificadores, que todos os dias, bem cedo, já estão preparando um dos nossos primeiros alimentos do dia. “Além do mercado da panificação ser extremamente relevante para a nossa cidade, nosso estado e nosso país, temos que ressaltar os profissionais que levam todos os dias o pão e todo o encanto que reúne nossas famílias na mesa, tornando nossos dias mais saborosos”, concluiu o presidente Marcos Lopes.