Notícias

FIEMG Regional Sul participa do 1º Fórum de Minas

Terceiro dia de evento contou com a participação de lideranças da indústria e comércio da região

Com mais de 20 horas de conteúdo durante cinco dias de encontros num evento totalmente online, o terceiro dia de trabalhos da primeira edição do ‘Fórum de Minas’, discute, além das necessidades, as oportunidades e potencialidades das macrorregiões de Minas Gerais.

Cerca de 50 personalidades dos mais diversos setores estão contando suas experiências e histórias passadas nesses mais de 1 ano de pandemia, dizendo o que podemos esperar no ponto de vista de quem desenvolve e vê qual caminho seguir para a retomada da economia e do mercado de trabalho no Estado.

O Presidente da FIEMG Regional Sul, o engenheiro Sebastião Rogério, participou nesta quarta-feira, 16/06, junto com o Presidente da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, Ibrahim Kallas, e de Aloísio Barbosa, Presidente da Associação Comercial de Juiz de Fora, e juntos fizeram um diagnóstico da realidade econômica e social do estado que, além de discutir o cenário e impactos da pandemia, tentam identificar e fortalecer suas vocações juntos aos seus principais diferenciais.

“O potencial do Sul de Minas é vasto, haja visto toda a gama de indústrias que nós temos em nossa região. Posso citar os setores mais exportados como partes e peças para veículos, alumínio, café e carne bovina. Além de Varginha, Pouso Alegre e Extrema, outras cidades se destacam aqui no Sul de Minas: Itajubá e Poços de Caldas com partes e peças para veículos e Três Corações com alumínio. Exportamos para países como Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, Itália, Japão, Argentina, França, Rússia, Canadá e Suécia, entre outros. As exportações do Sul de Minas geram em torno de 3,32 bilhões de dólares, que correspondem a 13,7% de toda a exportações do Estado”, pontuou o Presidente da Fiemg Regional Sul, Sebastião Rogério.

Entidades como o Sebrae, Faemg, CAA, Fiemg, OAB, CDL assim como produtores, empresários e políticos, uniram-se de uma forma forte e diversa para planejarem o que melhor podem fazer por Minas durante esse momento atípico.

Conforme relatou Sebastião Rogério, Aqui temos também o ‘Conselho Estratégico das Indústrias do Sul de Minas', formado pelas lideranças das principais empresas de cada setor da nossa região, conselho onde são discutidas ações para o desenvolvimento econômico regional nesse momento de crise”. “Durante a pandemia, a FIEMG, com participação da Regional Sul e sindicatos patronais, doou 1650 litros de álcool glicerinado 70% e 20 mil e 600 máscaras de proteção facial que foram fabricadas pelo Senai Modatec, além mais de 200 ventiladores pulmonares, auxiliando no enfrentamento da crise do covid”.

O ‘Primeiro Fórum de Minas’ seguirá com seus trabalhos até sexta-feira, 18 de junho, com transmissões on-line em uma plataforma exclusiva, integrada e com transmissões ao vivo. Além da plataforma, o evento é transmitido em outros canais como Instagram e Youtube.