Notícias

FIEMG Regional Sul realiza solenidade de entrega de ventiladores pulmonares

No dia 17 de setembro, a FIEMG Regional Sul formalizou a entrega de 196 ventiladores pulmonares, que já haviam sido doados a municípios da região. A cerimônia aconteceu no auditório da Regional em Pouso Alegre, seguindo as normas da vigilância sanitária. A solenidade contou com a presença de lideranças das instituições de saúde contempladas com as doações.

A produção desses equipamentos partiu de uma iniciativa e parceria da FIEMG com a mobilização da indústria mineira e a TACOM Soluções, que juntos, viabilizaram o Projeto Inspirar, criado para minimizar impactos no sistema de saúde gerados pela pandemia da COVID-19.

A Presidente da Regional Sul, Sra. Heloísa Bertoli, fez a abertura da solenidade e em sua fala, exaltou o sucesso e importância do projeto: “O Projeto Inspirar fala por si. Reuniu técnicos da maior capacidade em tempo recorde com resultados surpreendentes. Para mim, esse projeto é a tecnologia mineira de mãos dadas com a medicina, trazendo conforto e dignidade aos pacientes acometidos pela COVID-19. ”

A primeira remessa da ação na Regional Sul beneficiou 18 instituições de saúde com 198 aparelhos em 14 municípios: Alfenas, Andradas, Cambuí, Extrema, Itajubá, Lavras, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Três Corações e Varginha. As instituições presentes no evento receberam um certificado de entrega dos equipamentos.

Representando as instituições agraciadas pelos respiradores, o Sr. Ricardo Sá, Superintendente da Santa Casa de Poços de Caldas, foi convidado a discursar sobre a iniciativa que surgiu dessa parceria entre a FIEMG, a indústria mineira e a TACOM: “Há muitos anos eu venho tendo momentos muito produtivos com o Sistema FIEMG e mais uma vez, aqui em Poços de Caldas, eu venho confirmar que a FIEMG é uma instituição exemplar. Tive o prazer de conhecer a presidente da Regional Sul, Sra. Heloísa, e queria elogiar sua performance diante de todo esse trabalho e elogiar, obviamente, o projeto ‘Inspirar’. Desde quando os respiradores chegaram na Santa Casa de Poços de Caldas tivemos um acompanhamento exemplar do que chamaríamos de ‘pós-venda’. Tenho certeza e sei o quanto faz falta um respirador, que é fundamental para manter e salvar vidas e agora temos esses aparelhos permanentes em nossa instituição, não mais sendo necessário o aluguel dos mesmos. Gostaria de agradecer aqueles que produziram e que se empenharam para que isso ficasse pronto e fosse devidamente concluído. Fico honrado de ter a oportunidade de agradecer tudo o que a FIEMG fez por nós. ” 

O evento contou também com a presença de representantes da liderança sindical patronal do Sul de Minas. Estiveram presentes os senhores Aguinaldo Rezende, Presidente do SINIGRAF, Raul Delfino Cobra, Delegado e Representante do SINDUSCON-SUL e o Vice-Presidente da FIEMG e Presidente do SINDVEL, Sr. Roberto de Souza Pinto, que em sua fala, parabenizou o compromisso da FIEMG nesse projeto: “Gostaria de cumprimentar a Heloísa, presidente da Regional Sul pelo trabalho realizado junto com toda sua equipe em todo o Sul de Minas, promovendo e acelerando esta ação da FIEMG para a nossa região. A FIEMG disponibilizou, mas a Regional abraçou a causa e trabalhou para que fosse completado esse trabalho, pensando na sociedade, nas famílias, nos trabalhadores e nos hospitais ”. 

O Deputado Estadual de Minas Gerais, Dr. Paulo Valdir Ferreira também prestigiou a solenidade e, na oportunidade, destacou a nobre iniciativa da Federação das Indústrias de Minas Gerais na ajuda ao governo nesse momento: “Falo hoje não só como Deputado Estadual que sou, mas também como médico, esses respiradores foram esperados por muito tempo e ainda são extremamente necessários. Eu gostaria de parabenizar a FIEMG e todos os sindicatos associados por essa iniciativa. Não sabemos o que seria do gestor público, seja municipal, estadual ou federal, se não houvessem as instituições que auxiliam apresentando soluções tais como esses respiradores. “ 

O Presidente da FIEMG, Sr. Flávio Roscoe, enviou sua mensagem aos presentes, onde afirmou mais uma vez o compromisso da FIEMG com nosso estado: “Desde o início da pandemia, a FIEMG vem tomando inúmeras ações para proteger a nossa sociedade da COVID-19, para mitigar seus efeitos e fazer com que a nossa vida volte ao normal o mais rápido possível. Nessa direção, desde o início produzimos máscaras e as distribuímos a hospitais públicos, ampliamos juntamente com o setor de açúcar e álcool, a produção de álcool gel, que rapidamente passou a abastecer o mercado de maneira normalizada e nessa direção a FIEMG também já doou aproximadamente 200 mil litros de álcool gel para hospitais públicos do nosso estado. Consertamos todos os respiradores que estavam danificados através dos trabalhos do SENAI. Por último, fizemos mais essa ação de doar 1.600 respirados para todo o estado, uma parte significativa foi para a região sul para atender inúmeros hospitais. A FIEMG, juntamente com a empresa TACOM, se mobilizou e mobilizou também o SENAI e outras indústrias para transformar em tempo recorde esse projeto em um dos melhores respiradores do mercado, mostrando que os mineiros são capazes de desenvolver produtos de alta tecnologia em tempo recorde quando a necessidade da nossa sociedade fala mais alto. ” 

No total, a FIEMG doou para o governo do estado de Minas Gerais, 1.600 respiradores que estão sendo distribuídos a hospitais e municípios do estado, respeitando critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e considerando o diálogo com as prefeituras. Uma nova remessa de doações estará chegando ao Sul de Minas nas próximas semanas.

Galeria