Notícias

Regional Sul realiza workshop sobre FAPI 2020

A Federação das Indústrias de Minas Gerais, por intermédio de sua Regional Sul, em Pouso Alegre, realizou no dia 08 de setembro o workshop gratuito do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI) 2020. Esse programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a FIEMG.  

Realizado de forma virtual, utilizando a plataforma Teams, o evento contou com a adesão de mais de 50 participantes e teve como foco principal as indústrias que exercem as atividades minerárias e atividades industriais: metalúrgicas e outras, indústria alimentícia, gerenciamento de resíduos e serviços, distribuídas, no nosso caso, na região sul de Minas Gerais.  

A abertura do workshop teve a participação da Sra. Ludmila Ladeira Alves de Brito, Superintendente da SUPRAM Sul de Minas, Comandante do 20º BPMMG, Tenente Coronel Sr. Juliano Santana da Silva e Comandante da 17ª Cia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Capitão Bruno.  

Na oportunidade, foram realizadas as palestras “Importância do FAPI – Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria” proferida pela Analista Ambiental da Regional Sul, Sra. Laene Fonseca Vilas Boas, “Procedimentos da Fiscalização Ambiental” proferida pelo Diretor Regional de Fiscalização Ambiental da SUPRAM Sul de Minas, Sr. Elias Venâncio Chagas e “Procedimentos da Regularização Ambiental” proferida pelo Diretor Regional de Controle Processual da SUPRAM Sul de Minas, Sr. Frederico Augusto Massote Bonifácio.  

O FAPI já está sendo executado a desde a realização do workshop e, no período de 90 dias, os empreendedores serão orientados a obter todas as informações e documentos necessários para receber a fiscalização executada pela SEMAD e PMMG. Exceto nos casos de atendimento a denúncias, requisições do Ministério Público e acidentes ambientais e, nessas situações, a fiscalização será imediata.  

Outras informações sobre o FAPI podem ser acessadas no site https://bit.ly/3aRI2d6  

Os interessados também podem entrar em contato com a Analista de Meio Ambiente da Regional Sul da FIEMG: Laene (35) 3423-7363. 

Galeria