Notícias

Santa Rita do Sapucaí recebe Certificado de Reconhecimento de Parque Tecnológico

Uma conquista esperada desde 2015. Em cerimônia realizada no dia 12 de janeiro em Santa Rita do Sapucaí, o governador de Minas Gerais, Sr. Romeu Zema, fez a entrega do Certificado de Reconhecimento do Parque Tecnológico do Município de Santa Rita do Sapucaí. 

O APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí, através de sua entidade de governança local, o SINDVEL - Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica, solicitou ao Governo do Estado de Minas Gerais, há seis anos, o reconhecimento do município como um Parque Tecnológico Aberto, incluindo a cidade no Programa de Implantação e Consolidação de Parques e Polos Tecnológicos em Minas Gerais – PROPARQUE, um salto importante e decisivo para o futuro. A solicitação foi aceita pelo Governo do Estado e foi formado um grupo de trabalho, ainda em 2015, composto pelas entidades que compõem o APL – Associação Industrial, SINDVEL, Prefeitura Municipal, Sebrae Vale da Eletrônica, Escola Técnica de Eletrônica – ETE, Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI, Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí – Cooper Rita e Associação Comercial e Empresarial do Vale da Eletrônica - ACEVALE. Pelo governo, participaram deste grupo as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – CODEMIG. A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG também compôs este grupo de trabalho, tendo apoiado todas as etapas do processo de reconhecimento até hoje. 

Essa demanda sempre fez sentido uma vez que a cidade de Santa Rita do Sapucaí já é reconhecida nacionalmente como um efetivo ecossistema de inovação, no qual a tríplice Hélice opera para o desenvolvimento regional. O Parque Tecnológico do Município de Santa Rita do Sapucaí atua como um potencializador desse ecossistema, por meio da facilitação da interação entre os agentes envolvidos, intensificação dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), promoção da inovação e atração de investimentos para a região. O reconhecimento oferecerá melhores condições para o crescimento das empresas residentes e surgimento de start-ups, a atração de novos empreendimentos, a geração de empregos de qualidade e, consequentemente, auxiliar na promoção do desenvolvimento econômico e social da região. 

O Presidente da FIEMG, Sr. Flávio Roscoe, parabenizou o SINDVEL e o município pela conquista: “Gostaria de parabenizar toda a diretoria do SINDVEL por essa importante conquista do município de Santa Rita do Sapucaí como parque tecnológico do nosso estado. Foi fruto de um trabalho incansável da diretoria para que isso acontecesse, onde durante anos martelaram todas as instâncias para que isso fosse possível. Pudemos contar com o apoio do Governador, do Secretário Cássio e do Secretário Fernando Passalio, que foram céleres e tiraram da gaveta da burocracia estatal este processo, concedendo à Santa Rita do Sapucaí esse certificado. Com isso, Santa Rita do Sapucaí se iguala a todos os parques tecnológicos do mundo, podendo dialogar de igual para igual, fazer parcerias, convênios e trocar experiências. Agradeço a todo empreendedor do município, pelo trabalho extraordinário que vem fazendo em prol do desenvolvimento tecnológico do estado e do aumento de produtividade das nossas empresas. Destaco mais uma vez o extraordinário trabalho do Roberto, Presidente do SINDVEL, no qual sou testemunha de ser um líder incansável, fazendo a defesa de seus associados diuturnamente."

Para cumprir sua missão, o Parque está de portas abertas para alavancar a capacidade de inovação das empresas por meio da interação com instituições geradoras de conhecimento e órgãos governamentais. Sua atuação não irá se restringir apenas aos limites de Santa Rita do Sapucaí, prospectando parcerias nacionais e internacionais com outras ICT’s e Parques nas áreas de vocação da cidade (Eletroeletrônica, Telecomunicações, Segurança, Radiodifusão, Eletromédicos, Energia, Automação Industrial, Predial e Comercial, Tecnologia da Informação (TI), Sustentabilidade, Construção Civil, Defesa, Automotivo, Iluminação, Internet das Coisas (IoT), Tecnologias Educacionais , Prestação de Serviços em Locação de Hardware com licenciamento de ferramentas de Comunicação e Produtividade e Economia Criativa).

Galeria