Notícias

SINDVINHO realiza abertura oficial do Dia do Vinho Brasileiro no Sul de Minas

Aconteceu no dia 17 de maio em Andradas a abertura oficial do Dia do Vinho Brasileiro em Minas Gerais. A cerimônia ocorreu na Fazenda São Geraldo e contou com a participação de diversos industriais do setor de vinhos e bebidas associados ao SindVinho e autoridades políticas do estado.

Minas Gerais estreia neste evento por meio do SindVinho, conquista essa que demandou mais de dois anos de esforços do sindicato e conta com a parceria do SEBRAE Nacional e Ibravin e do Sistema FIEMG por meio do programa FIEMG Competitiva.

“Nada mais justo do que essa estreia acontecer para Minas aqui em Andradas, que é a cidade mais antiga produzindo vinho no estado. O Dia do Vinho Brasileiro é uma prova de que a união faz a força e de que o associativismo vale a pena, afinal de contas, vejam o volume de pessoas, entidades e vinicultores envolvidos no Brasil. Um evento simultâneo em seis estados dando certo com todos trabalhando muito para receber seu publico, maior exemplo de associativismo não há” pontuou Heloísa Bertoli, Presidente do Sindvinho e Diretora da FIEMG Regional Sul.

O evento nasceu no RS e, nesta edição de 2019 quando completa 10 anos, passa a chamar-se Dia do Vinho Brasileiro, integrando diretamente os Estados MG-RS-SC-PR-SP-BA, 39 municípios e centenas de participantes. É uma comemoração simultânea em vários estados produtores.

“Gostaria de passar um recado sobre a importância do associativismo, uma mensagem muito direta aos produtores aqui da região que é o seguinte: acreditem no sindicato. O sindicato é a entidade que faz a defesa dos seus interesses, que mostra a cara e que está sempre à frente buscando melhorias para o setor. Uma conquista importante que o setor teve foi a aprovação do Simples Nacional. Desde o ano passado o setor de bebidas alcoólicas já está podendo aderir a esse regime tributário, e isso vem fazendo grande diferença, principalmente em relação aos tributos federais. Essa luta durou quinze anos e foi um movimento politico encabeçado pelas entidades setoriais e aqui em Minas Gerais pelos sindicatos SindVinho e SindBebidas. Foi um passo gigantesco que demos para melhoria do setor como um todo” afirmou Cristiano Lamego Gerente de Projetos do IEL e ex-Coordenador do SindBebidas.

Na oportunidade, representando o Sr. Flávio Roscoe, Presidente do Sistema FIEMG, o Sr. Roberto de Souza Pinto, Vice Presidente do Sistema FIEMG e Presidente do SINDVEL, enfatizou a parceria e prontidão da FIEMG em atender as indústrias de Minas Gerais. “A FIEMG e o Presidente Flávio estão prontos e não medirão esforços para atender as demandas dos empresários e da indústria de Minas Gerais. Junto aos sindicatos e dentro das nossas possiblidades não deixaremos ninguém sem atendimento. Contem com a FIEMG como parte de sua equipe”.

Segundo o Deputado Estadual, Sr. Antônio Carlos Arantes, que também é Vice Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, é necessário trabalhar a questão da tributação do vinho no estado. “A qualidade é indiscutível, mas precisamos recuperar a competitividade no mercado trabalhando a tributação e os incentivos a esse setor. Andradas e Minas Gerais já tinham uma tradição em produzir vinho, mas agora nós podemos falar de vinhos de qualidade. Andradas e o vinho mineiro deram a volta por cima.”

O Deputado Estadual, Dr. Paulo Valdir Ferreira, também esteve presente na ocasião e reforçou a necessidade de maior apoio do estado na indústria do vinho. “75% das vinícolas do estado estão aqui em Andradas, município que se tornou o carro chefe na produção de vinhos em Minas Gerais. É necessário ter proteção e incentivo do estado às empresas. Nosso trabalho será levar tudo o que vimos aqui para a Assembleia Legislativa do estado, analisar a questão tributária, talvez implantando a substituição tributária para que o imposto seja pago apenas uma vez desonerando toda a cadeia do negócio”.

O evento contou também com a presença do Prefeito de Andradas, Sr. Rodrigo Lopes, que ressaltou a importância do associativismo para o crescimento do setor. “O vinho hoje não é apenas um atrativo comercial, mas também um atrativo turístico e cultural importantíssimo no nosso estado. A união da cadeia produtiva do vinho em Andradas, sem dúvida nenhuma, fará muito bem ao nosso município, e isso só será possível vendo nossos oito produtores de vinhos filiados ao sindicato, podendo aproveitar a representatividade que o mesmo traz perante a FIEMG.”

Participaram também da abertura do evento, a Enóloga da EPAMIG, Sra. Isabela Peregrino, representando na ocasião, a Secretária de Agricultura, Sra. Ana Maria Soares Valentini; o Sr. Ivan Figueiredo, representando o Superintendente do SEBRAE MG, Sr. Afonso Maria Rocha; a Sra. Priscila Carolina Ricci, agrônoma representando a EMATER; o Sr. Régis Basso Andrade, Vereador Municipal de Andradas e o Padre Simão Cirineu, que na oportunidade, abençoou a todos celebrando uma prece.

No estado mineiro, a programação será toda em Andradas, com visitação a adegas, degustação e comercialização de produtos. Participam deste circuito as Vinícolas J.Bertoli e Nau Sem Rumo, Marcon, Casa Geraldo, Beloto e Villa Mosconi, todas da cidade de Andradas, produtora centenária de vinhos, cuja história iniciada com os imigrantes italianos hoje alcança a quarta geração nas famílias vinicultoras. 

Confira abaixo a programação completa do Dia do Vinho Brasileiro, que acontece dos dias 17/05 a 02/06.

Confira a Programação em Andradas:

17/05 a 02/06

VISITA A ADEGA E DEGUSTAÇÃO

Local: Vinhos Beloto 
Horário: Das 8h às 17h30min
Endereço: Chácara santa clara s/n, Jaguari
Município: ANDRADAS (MG)
Telefone: (35) 3731.2594

VISITAÇÃO, DEGUSTAÇÃO E VENDA DE PRODUTOS

Local: Vinhos Marcon
Horário: A partir das 9h 
Endereço: RUA OLYNTHO TREVISAN , 60
Município: ANDRADAS (MG)
Telefone: (35) 3731.1565

VISITA GUIADA E DEGUSTAÇÃO HARMONIZADA

Local: Vinhos J.Bertoli e Vinícola Nau Sem Rumo
Horário: Grupos às 10h e às 15h – máximo 10 pessoas mediante agendamento
Endereço: Rua São José, 119 - Centro
Município: ANDRADAS (MG)
Telefone: (35) 99215.3580

VINHO DE COLEÇÃO - VINHOS J.BERTOLI E NAU SEM RUMO

Local: Vinhos J.Bertoli e Vinícola Nau Sem Rumo
Horário: Das 8 às 17h
Endereço: Rua São José, 119 - Centro
Município: ANDRADAS (MG)
Telefone: (35) 99215.3580

 18/05

NOITE ITALIANA COM TONY ANGELI

Local: Casa Geraldo
Horário: A partir das 21h
Endereço: Estrada Andradas Graminea KM 4.5
Município: ANDRADAS (MG)
Telefone: (35) 99716.4348

24 a 25/05

VOOS DE BALÃO SOBRE OS PARREIRAIS

Local: Casa Geraldo
Horário: A partir das 6h. 
Endereço: Estrada Andradas Graminea KM 4.5
Município: ANDRADAS (MG)
Telefone: (35) 99716.4348

01 a 02/06

VISITA TÉCNICA COM OS PROPRIETÁRIOS DA VINÍCOLA

Local: Casa Geraldo
Horário: A partir das 9h. 
Endereço: Estrada Andradas Graminea KM 4.5
Município: ANDRADAS (MG)
Telefone: (35) 9971.64348

Confira a Programação em Poços de Caldas:

17/05 a 02/06

DESCONTO DIA DO VINHO

Local: Empório Villa Mosconi
Horário: Em horário comercial.
Endereço: Mercado Municipal de Poços de Caldas – Rua Pernambuco s/n – Piso Superior – Box 07
Município: POÇOS DE CALDAS (MG)
Telefone: (35) 9996.0451

Galeria