Notícias

Especialista orienta sobre os cuidados com a segurança da informação

Palestra incentivou uma gestão de riscos de segurança da informação eficiente, baseada em padrões e normas utilizadas no mercado

A FIEMG Regional Vale do Aço promoveu nessa terça-feira, 23/10, uma palestra sobre “Como reduzir os riscos de segurança da informação e melhorar o desempenho e resultados dos processos de sua empresa”.

Para abordar o tema, o diretor executivo da GPR Governança e Segurança da Informação, Gilmar Pinto Ribeiro, apresentou as vantagens de se obter um monitoramento da segurança da informação por meio de serviços terceirizados, ou fornecendo treinamento para seus próprios profissionais de TI. 

“O objetivo da segurança da informação é monitorar e proteger os dados armazenados, implementando mecanismos que anulem qualquer ameaça ou vulnerabilidade do sistema, falhas que podem crescer juntamente com o avanço digital”, explicou.

De acordo com o diretor as ameaças podem ser externas, das mais diversas modalidades, ou internas, por erro técnico ou humano.

“É importante que as empresas tenham profissionais bem treinados para identificar, avaliar, priorizar e tratar os riscos de maior criticidade aos seus processos de forma sistemática, visando reduzir o impacto nos processos de negócio e, consequentemente, otimizando os resultados da empresa”, disse.

Na oportunidade, Gilmar orientou os participantes quanto aos principais cuidados a se tomar como: Alinhar a metodologia de gestão de riscos com a política de segurança da informação; Implantar uma metodologia baseada em padrões e normas internacionais existentes; Estabelecer critérios de aceitação de risco de acordo com a cultura da empresa; além de Usar os resultados da avaliação de riscos como oportunidade para desenvolvimento da cultura em gestão de riscos e segurança da informação na empresa.