Notícias

Gerenciamento de compras é tema de curso na FIEMG

Otimização de custos e aumento da lucratividade sobre as vendas são os principais benefícios da gestão de compras

A FIEMG Regional Vale do Aço promoveu nos dias 26 e 27/06, em sua sede, o curso Gerenciamento de Compras – Reduza Custos e Ganhe Eficiência.

O objetivo, de acordo com o analista de relações empresariais da entidade, Luiz Sérgio Martins Júnior, é desenvolver nos participantes habilidades essenciais para uma gestão eficaz dos procedimentos de compras e administração de estoques.

Ministrado pelo instrutor Agostinho Nilo Canuto, executive coaching, engenheiro de Produção, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Psicologia Organizacional, com atuação em Gestão da Produção e Logística, auditor da ISO 14001, o curso abordou dentre outros temas: Função e Atribuições de Compras, Previsão de Demanda, Planejamento e Controle, Ponto de Ressuprimento e Administração de Estoques.

Agostinho ressaltou que o processo de compras é complexo, pois envolve fornecedores, qualificação de serviços, determinação de prazos de vendas, previsão de preços e serviços, além de possíveis mudanças na demanda. 

Para ele a administração correta desses processos refletirá diretamente no estoque, relacionamento com cliente e competitividade no mercado. “Uma boa gestão de estoque já garante a empresa um ganho muito grande em escala de redução de custos”. E completou: “A capacitação dos gestores de compras já é um importante passo para redução de custos e aumento de eficiência; obtemos bons resultados com empresas do Vale do Aço na aplicabilidade desse curso”, disse o instrutor que ministrou a capacitação pela terceira vez na FIEMG.