Notícias

Setor industrial gera 24% dos empregos no estado

São 1.148.179 trabalhadores da indústria, em 56 mil micro e pequenas empresas e em 3.248 médias e grandes

Alan Muller Diogo da Cunha Silva, 32 anos, trabalha há sete anos na Abertta Saúde, braço da ArcelorMittal que cuida do bem-estar dos trabalhadores da siderúrgica. Silva, que é formado em Administração de Empresas e especialista em Controladoria e Finanças, atua com a apuração, divulgação e análise dos resultados financeiro-econômicos. “O objetivo da minha equipe é descobrir oportunidades de redução de custos e melhorias de processos, possibilitando maior competitividade da empresa dentro do cenário de saúde nacional, oferecendo o melhor produto de saúde aos trabalhadores do grupo, mas ainda sendo financeiramente efetivo à empresa”, explica.

O controlador de finanças, assim como outras milhares de pessoas, é um industriário, isto é, um trabalhador do setor industrial. A área é um das que mais empregam no país, tendo grande importância na estrutura econômica e social de Minas Gerais. Além da atividade mineradora, uma das maiores do Brasil, o estado possui grandes indústrias com extensas cadeias produtivas, que são responsáveis por milhares de empregos e contribuem para a geração de renda.

Allan.JPG
 Com o seu trabalho, Alan garante a qualidade de vida e saúde dos empregados da ArcelorMittal

Minas Gerais tem 853 municípios e uma população estimada, em 2020, de 21.411.923 de pessoas. E, grande parte dessa população, assim como Alan Muller Diogo da Cunha Silva, trabalha no setor industrial e em sua cadeia produtiva.

A indústria, que está em tudo o que nos rodeia, da tela do computador que você utiliza para ler este texto, aos itens de sua higiene pessoal, é a responsável por quase 24% dos empregos de Minas Gerais,  segundo o Ministério da Economia. Em 2020, foram criadas 1.148.179 colocações. O setor industrial também é o principal gerador de divisas de Minas Gerais, respondendo por cerca de 80% do valor exportado pelo estado. Em 2021, o setor industrial exportou US$ 31,5 bilhões, principalmente para mercados como China, Estados Unidos, Europa e Argentina. São mais de 56 mil micros e pequenas indústrias, que geram 383.488 mil empregos, e 3.248 médias e grandes, empregadoras de 764.691 pessoas.