Notícias

1º GrandPrix SENAI de Inovação Mediado é realizado em Uberlândia na Unidade Dr. Celso Charuri

Evento online oferece oportunidades para que os alunos tenham mais contato com o mercado de trabalho

O GrandPrix SENAI é uma maratona de inovação que tem como objetivo desenvolver a capacidade empreendedora, o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos. O evento aconteceu entre os dias 17/05 a 21/05; no contexto atual foi necessário a adaptação para o formato online, uma questão que foi bastante debatida pelos instrutores para garantir a efetividade de todas as etapas do evento. 

Assim, o 1º GrandPrix SENAI de Inovação Mediado, foi realizado pela Equipe do Eixo de Gestão e contou com o Apoio da Supervisão Técnica e Pedagógica do SENAI Dr Celso Celso Charuri localizado em Uberlândia. A maratona envolveu a turma de Aprendizagem em Processos Administrativos AIPA13T. Além da maratona, toda a organização do evento foi totalmente online, uma vez que os instrutores estavam trabalhando home office.

As reuniões iniciaram-se em abril de 2021 pelo Google Meet onde os instrutores reuniram-se diversas vezes para estruturar cada etapa do encontro. Também foram solicitadas pela equipe técnica do SENAI, orientações do Instrutor de Formação Profissional do CFP Dr. José Luciano Duarte Penido, Ciro de Souza, do SENAI de Mariana/MG. O evento foi realizado em 3 etapas: 1)Aulas de apresentação do GrandPrix e sobre as ferramentas: Ideação, Canvas, Pitch e Protótipo.2) Momento que os alunos colocaram “a mão na massa.” 3) Última etapa foi o momento de apresentação dos trabalhos para banca.

Durante a maratona de inovação os alunos foram desafiados a se debruçarem sob uma demanda cadastrada pela indústria na plataforma da SAGA SENAI, o objetivo era criar uma solução para esta demanda. Para isso, eles usaram a ferramenta Canvas para modelar a ideia, fizeram um Protótipo da solução e um vídeo Pitch de apresentação. No final do Grand Prix, 8 ideias de solução foram propostas e 3 trabalhos foram cadastrados na plataforma da Saga SENAI.

Para o aluno Ronald Paiva, o evento online foi um momento muito de muita aprendizagem. “Nós tínhamos que trazer uma proposta para uma empresa que apresentou um tipo de problema, e a gente tinha que apresentar uma solução para o meio digital de uma indústria no setor de salgados. Nos 3 primeiros dias a gente tinha aula teórica com os instrutores, eles ensinaram o passo a passo de cada etapa. A gente fez a nossa proposta para trazer o meio digital pelo Instagram e redes sociais com o intuito de trazer mais visibilidade e apresentamos também uma proposta de venda para atrair mais clientes, tivemos a ideia de trazer uma assinatura que era uma caixa que a pessoa recebia em determinado dia da semana e que vinha com os salgados, simulando a caixa ‘nerd ao cubo’ que traz presentes do estilo geek em um cubo e que é um sucesso de vendas na internet. Com isso, nossa ideia foi muito bem recebida e a nossa equipe ficou em primeiro lugar”

Acompanhe os demais eventos do SENAI no site da FIEMG bem como o da Regional Vale do Paranaíba.