Notícias

2ª etapa do PRAI (Plano Regional de Atração de Investimentos) foi realizada na FIEMG Regional Vale do Paranaíba

Representantes dos municípios atendidos pela Regional estiveram reunidos para workshop de capacitação oferecido pela Gerência de Atração de Investimentos do Sistema FIEMG

Alinhado à visão e estratégia da Gerência de Atração de Negócios e Investimentos, o PRAI pretende aumentar a competitividade de Minas Gerias através da atração de maiores investimentos estimulados pelos agentes locais da FIEMG e pelos gestores municipais.

No dia 09/05, o superintendente do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Gustavo Macena e a gerente de atração de investimentos Júnia Cerceau estiveram na Regional apresentando o projeto a fim de sensibilizar os líderes municipais. Com isso, o encontro realizado no último dia 31 foi à segunda etapa da iniciativa apresentada no início do mês.

Participaram do workshop os líderes das cidades de Uberlândia, Prata, Grupiara e Monte Carmelo e quem conduziu o encontro foi Renata Lima, Analista de Negócios do Sistema FIEMG acompanhada de Davi Varella, Analista de Inteligência também do Sistema.

Segundo Lima, o workshop foi produtivo e rendeu trocas de experiências importantes entre os participantes. “O objetivo era passar a metodologia de atração de investimentos para os municípios, com o intuito de prepará-los para oferecer um atendimento de excelência para os investidores e promover os municípios adequadamente. O workshop foi importante para trocarmos experiências, apresentarmos ferramentas de busca de dados e informações, aproximarmos da Regional Vale do Paranaíba e dos municípios, entregar um panorama da Regional, além de colocar a Gerência de Atração de Negócios e Investimentos a disposição para qualquer atendimento que a Regional e os municípios precisem para atender o investidor. Apresentamos ainda os Projetos de Negócios da área de Acesso a Mercados, que objetivam o fomento da indústria local mineira e/ou indústrias que estejam se instalando em Minas Gerais como mais um diferencial a ser explorado na atração de investimentos.” disse Lima.

Para Davi Varella estar em Uberlândia onde está sediada a FIEMG Regional Vale do Parnaíba foi uma oportunidade rica. "Um dos principais intuitos do PRAI é estabelecer um relacionamento entre a área de atração de investimentos da FIEMG e as regionais e municípios de Minas Gerais. No caso específico da regional Vale do Paranaíba, foi possível estabelecer, e em alguns casos fortalecer, esse relacionamento. Além da possibilidade de repasse de metodologia e troca de experiências entre os presentes”. frisou Varella.

A equipe de atração de investimentos da PMU (Prefeitura Municipal de Uberlândia) compôs o workshop e aproveitou o momento para dividir iniciativas como o programa “Invista”, que apresenta a cidade de Uberlândia como polo não somente para investir, bem como para viver e inovar. Para Renato Rezende, diretor de promoção de investimentos de Uberlândia, “a estratégia de atração de empresas é uma importante ferramenta para o desenvolvimento regional, e a FIEMG é um catalizador para o atendimento, facilitação e manutenção de indústria para a região. A troca de ideias proporcionadas pelo workshop amplia a efetividade da estratégia do município e faz o encadeamento com o potencial e vocação dos municípios vizinhos tornando nossa região mais competitiva frente às oportunidades do novo mercado, principalmente a indústria 4.0.”.

 

Saiba quais são os resultados esperados do PRAI:

-Rapidez, precisão e qualidade no atendimento às demandas dos investidores;

-Relacionamento próximo entre a gerência de atração de investimentos e as Regionais da FIEMG;

-Um processo de atração de investimentos mais otimizado e difundido no estado;

-Maior entendimento sobre requisitos para atração de investimentos por parte dos municípios mineiros e regionais FIEMG.

 

Galeria