Notícias

Bosch e FIEMG Competitiva promovem seminário sobre veículos híbridos e elétricos

O evento será totalmente online nos dias 27 e 28/04, e as inscrições ainda estão abertas

FIEMG Competitiva é uma iniciativa FIEMG e IEL, juntamente com os sindicatos empresariais filiados com o objetivo de elevar o patamar competitivo das indústrias mineiras. E o Sindmetal (Sind. Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Uberlândia) é um dos sindicatos que atuam com o programa FIEMG Competitiva buscando ofertar informações e oportunidades de qualidade para a base associada.

Com isso, foi criado em parceria com a Bosch  o seminário sobre veículos híbridos e elétricos.  Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.000 colaboradores e registrou, em 2019, um faturamento líquido de R$ 5,2 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.400 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6,4 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. E o tema escolhido, no qual a Bosch tem grande expertise na tratativa, vai de encontro ao intuito do Sindmetal bem como do FIEMG Competitiva em oferecer ao setor atendido as temáticas e estratégias mais inovadoras do momento.

Para o presidente do Sindmetal, João Pelegrini, este evento é mais um momento pioneiro que o Sindicato realiza para seus associados. “Este tema de veículos híbridos e elétricos é um assunto ainda muito novo para todas as empresas do ramo, por isso, nós estamos tentando trazer este evento há mais de um ano para sermos precursores desta temática em Uberlândia e região. Devido a pandemia nós adiamos um pouco mas agora começará a ser realizado numa configuração de dois momentos distintos, online e presencial. Nós acreditamos que será um grande evento e que, com certeza, trará bons frutos para as indústrias associadas.” afirmou o empresário.

O analista do IEL, Pedro Casasanta, que atende o Sindmetal através do FIEMG Competitiva reforça a grandiosidade da iniciativa e o quanto o tema é inovador para o segmento. “Este seminário é muito importante para o IEL bem como para os sindicatos atendidos, em especial por se tratar de um assunto tão inovador mas que ao mesmo tempo já está em franco desenvolvimento. E o seminário, que será dividido em duas fases, é uma oportunidade de conhecimento destas novas tecnologias para os profissionais da área. Este era um pedido antigo do presidente do Sindmetal que nós conseguimos operacionalizar e que trará um rico resultado.”

O conteúdo do seminário

O conteúdo do seminário será divido em duas etapas, a primeira será apresentada nos dias 27 e 28/04 no formato online, e a segunda será presencial no dia 28/9. Segundo o instrutor técnico da Bosch Renato Borbon, cada etapa terá um tipo de conteúdo específico e que serão complementares. Os participantes vão conhecer a partir do seminário o que tem no carro elétrico e híbrido e o funcionamento de cada um com atividades téoricas e práticas. Para isso serão usados dois carros para referência, o híbrido Toytota PRIUS e o elétrico BMW I3, que além de serem populares no Brasil são também conhecidos mundialmente. Borbon sinaliza a dinâmica do conteúdo que será apresentado:

“Nosso objetivo é apresentar a tecnologia em cada um dos carros. Onde estão os componentes, as baterias, faremos testes práticos envolvendo a parte dos motores elétricos, leitura de scanner etc. É inicial para aquele técnico que não conhece a tecnologia e ele vai poder entender como é o funcionamento. E por fim, algumas noções básicas que vão oferecer condições de trabalho seguro no que se refere aos carros híbridos e elétricos.” O instrutor ainda frisou um detalhe importante em relação ao cenário atual da pandemia de Covid 19 já que este contexto acelerou muito o pensamento das pessoas em relação ao meio ambiente, mudança da matriz energética etc, ou seja, esta discussão está em uma crescente, trazendo uma necessidade mais latente sobre o conhecimento destas novas formas de combustível.

Borbon ainda acrescentou: “Em 1990 saiu o carburador, a injeção eletrônica e na época foi uma super mudança, assim como está sendo agora com a chegada dos carros elétricos.  Primeiro é necessário a conscientização, e depois a mudança de percepção das pessoas em relação aos demais itens como  reparo, troca de peças etc. Além da questão da percepção técnica que aponta uma necessidade muito grande para a questão da segurança; a eletricidade não nos permite errar, quando há algum erro a consequência é séria.” disse.

Vale frisar que a equipe Bosch preparou e dividiu o conteúdo de forma que ambos os encontros (online e presencial) são necessários para a compreensão total do que o seminário se propõe a ensinar. Para o encontro online que será realizado nos próximos dias 27 e 28/4, os instrutores irão utilizar um rolo dinamômetro que simula um veículo andando, trazendo, com isso, mais realidade para as atividades. Além disso, o público terá a possibilidade de interagir com os instrutores, tirar dúvidas em tempo real.

As inscrições para o Seminário ainda estão abertas, os interessados devem entram em contato no (34) 9 9891-5320. Vale reforçar que pessoas físicas também podem participar.