Notícias

Entidades doam 21 capacetes Elmo para o município de Araguari

Solenidade foi realizada no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas)

O grupo composto pelas seguintes entidades; FIEMG, CDL, Conselho Municipal de Saúde, ACA, ACIA, ACTRIM, Apetri, Ascomari, Consep, OAB, SEBRAE, Sicoob Aracoop, Sicoob Aracredi e Sindcomércio,  realizou a entrega oficial de 21 capacetes Elmo para a secretaria de saúde na manhã de ontem (8). O capacete Elmo é uma criação nacional, desenvolvido no Ceará e hoje já distribuído por todo o país; o diferencial do equipamento é que ele proporciona uma forma de ventilação não invasiva, evitando, com isso, que o paciente seja intubado e, desta forma, esteja exposto a ainda mais riscos como o de infecções, por exemplo.

O Elmo tem auxiliado diretamente pacientes com síndrome respiratória aguda, diminuindo, com isso, a necessidade de leitos de UTI. Além dos capacetes, todos os acessórios necessários para o funcionamento e manutenção dos mesmos também foram entregues na mesma ocasião.

As entidades citadas se mobilizaram a fim de ajudar o poder público na gestão da crise trazida pela pandemia do coronavírus. Para Mauro Cunha, diretor da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, a ação em conjunto demonstra o cooperativismo araguarino. “As entidades se uniram para dar este apoio tão importante ao município neste momento delicado. E a FIEMG desde o início da pandemia tem colaborado prontamente com diversos materiais, inicialmente foram as máscaras, o álcool 70%, os respiradores, no início deste ano recebemos leitos de UTI, e agora em parceria com as entidades pudemos colaborar também nesta entrega de capacetes Elmo. E vamos continuar com esta iniciativa sempre em prol de salvar vidas.” afirmou o empresário do setor de alimentos.

Cunha ainda sinalizou que além dos capacetes, a campanha no mês passado arrecadou também as chamadas máscaras VNI (ventilação não invasiva), que também são opções para a ventilação do paciente sem a necessidade de intubação. As 20 peças doadas foram distribuídas para a Santa Casa, Hospital de Campanha e para as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Para Pedro Luiz de Souza presidente da CDL Araguari, a intenção é continuar com esta campanha com apoio não somente das entidades de classe mas também com a população em geral que quiser contribuir. “Nós percebemos que o poder público estava precisando de ajuda, com isso, mobilizamos todas as entidades para ajudar o município, e assim, oferecer mais condições de tratamento para os pacientes com a covid 19. E nós não vamos parar por aqui, a ideia é continuar com este movimento para ampara cada vez mais os araguarinos, qualquer pessoa pode ajudar.”

Segundo o presidente do Conselho municipal de saúde e membro da Comissão regional de urgência e emergência do triângulo norte, Eduardo Tadeu de Paula, as pesquisas sobre o capacete Elmo sinalizam a eficiência do equipamento para evitar o colapso do sistema de saúde. “80% das pessoas que utilizam o capacete Elmo não precisam ser transferidas para o leito de UTI, e este fato que para nós da área da saúde é muito importante já que devido ao aumento do número de casos, quanto mais nós conseguirmos evitar a necessidade de leitos de UTI, melhor será o atendimento para os pacientes. Hoje nós temos 30 leitos de UTI em Araguari e a maioria deles estão disponíveis graças a atuação da FIEMG, representada em Araguari pelo Mauro que sempre está conosco em todas as demandas necessárias.”

FIEMG doou respiradores e leitos de UTI, entre outros insumos em combate a covid 19

Desde o início da pandemia, a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais)está distribuindo por todo o estado materiais diversos para combater a crise sanitária. Em Araguari especificamente, foram 5 mil máscaras, 300 litros de álcool, 22 respiradores e 6 leitos de UTI completos. Já os acessórios necessários para o funcionamento integral dos respiradores foram doados pelo empresário Rubens Martins de Araújo, presidente do Grupo Vasconcelos, empresa associada ao Sindarroz (Sindicato das Indústrias de Arroz do Estado de Minas Gerais).

Segundo Pedro César Spina, presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, as doações realizadas pela Federação em Uberlândia, Araguari e região, bem como em todo o estado, são iniciativas de grande porte e que estão auxiliando concretamente diferentes esferas do combate a pandemia. “A Federação está atuando em diversas frentes em combate a covid, desde as máscaras, ao álcool, posteriormente os respiradores, leitos de UTI, além das medidas provisórias aprovadas pelo governo federal com apoio da inteligência da Federação, campanha para arrecadação de cestas básicas, enfim, a FIEMG tem atuado para que os municípios mineiros estejam amparados para atravessar esta crise.”

Conheça as demais ações da FIEMG na região do triângulo mineiro e em todo estado em www.fiemg.com.br/coronavirus

 

Galeria