Notícias

FIEMG Competitiva, Sindivestu e Globo EPIs desempenham case de sucesso em Uberlândia, triângulo mineiro.

Consultoria personalizada apresentou resultados em tempo recorde

O programa FIEMG Competitiva é uma iniciativa da FIEMG e IEL em parceria com os sindicatos patronais a fim de elevar o patamar competitivo das indústrias associadas através de soluções personalizadas. Desta forma, a empresa Globo EPIs, no mercado de uniformes e equipamentos de segurança há 11 anos, e associada ao Sindivestu (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia) está sendo considerada um case de sucesso por ter apresentado resultados concretos em pouco mais de um mês de consultoria.

A consultora responsável por acompanhar os processos, Inara Santos, destacou a metodologia utilizada e os resultados já alcançados: “Nós usamos a metodologia 5S, que é focada em 5 sensos, focados em melhorar a organização do ambiente de trabalho e consequentemente aumentar a produtividade. E aqui na Globo EPI nós tivemos um grande envolvimento da equipe de colaboradores, o que ajudou muito no sucesso da iniciativa. Geralmente nós temos os resultados mais concretos a partir do terceiro mês, mas aqui com pouco mais de um mês já a diferença já é perceptível, aproximadamente 50% da totalidade do que esperamos até o fim do projeto.”

O proprietário da indústria, Antônio Donizeti também sinalizou a melhoria não somente nos resultados bem como na visão geral da empresa. “Se antes eu já tinha orgulho de apresentar e falar da minha empresa, hoje eu tenho muito mais. Com o 5S todos os processos estão muito mais claros, estamos evitando retrabalho, o que por consequência aumentou nossa produtividade e otimizou a entrega aos clientes.”

 

O que mudou na Globo EPI?

Segundo o proprietário Antônio Donizeti, antes da consultoria personalizada, a indústria apresentava gargalos na organização dos processos, como a visualização dos materiais necessários para a produção, disposição dos espaços para que as etapas do processo produtivo fossem concluídas, entre outros detalhes que passaram pela metodologia 5S.

“As prateleiras mudaram de lugar, os materiais agora tem a indicação por escrito, não ficam no chão mais, e tudo isso foi sendo feito com a ajuda da Inara que sempre trazia os prazos para gente cumprir e ir avançando. Foi um processo de desapego muito grande mas que rendeu muitos frutos para a empresa.” disse Donizeti.

A consultora Inara Santos também frisou que foi necessária uma mudança gradual de cultura entre os colaboradores para que o resultado começasse a aparecer. “Nós começamos no galpão principal da empresa, que era onde havia uma maior necessidade de organização, mas o interessante foi que o próprio Donizeti e a equipe começaram a pedir sugestões para a melhoria do segundo espaço que fica próximo daqui, e com isso, lá no outro local, também já estamos notando as ações que foram sugeridas inicialmente. O plano de ação nós fizemos para o primeiro espaço, mas lá no outro os funcionários já estão fazendo por conta própria. Esse envolvimento faz toda a diferença.”

As visitas começaram com a frequência semanal e posteriormente passaram para 15 em 15 dias dada a evolução do plano de ação proposto.

 

Parceria de sucesso com sindicato patronal, Sindivestu

A consultoria apresentada pelo FIEMG Competitiva foi viabilizada graças a parceria entre o sindicato patronal, Sindivestu, e a empresa citada que é associada. O Sindivestu tem apoiado as indústrias do setor do vestuário em Uberlândia e região desde 1962 e conta com associados de atuação internacional como Fabiana Milazzo, Patrícia Bonaldi, Raquel de Queiroz entre outras.

O Sindicato é frequentemente reconhecida pela DS (Desenvolvimento Sindical) da FIEMG por boas práticas e por consequência, excelentes resultados atingidos no triângulo mineiro. Conheça mais sobre o Sindivestu através do (34) 9 9951-2298