Notícias

FIEMG Regional Vale do Paranaíba doa 4 mil testes rápidos de covid 19 ao município de Uberlândia

A entrega oficial ao prefeito Odelmo Leão foi realizada na quarta (25)

A FIEMG Regional Vale do Paranaíba através do SESI entregou na tarde de hoje (25) 4 mil testes rápidos de covid 19 para o município de Uberlândia, o intuito é auxiliar a cidade na testagem local, uma das principais ferramentas em combate a pandemia. Mesmo com a aceleração na vacinação, os testes continuam sendo úteis para os órgãos de saúde neste momento no qual ainda há uma grande parcela da população sem a imunização completa.

Pedro César Spina, presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, sinalizou que este material faz parte de uma série de ações que a Federação vem desenvolvendo desde o início da pandemia do novo coronavírus. “Quando a pandemia começou, a FIEMG se mobilizou em diversas frentes para ajudar as cidades mineiras, primeiramente foram as máscaras, álcool, depois os respiradores, leitos de UTI, as câmaras frias para armazenamento das vacinas, além dos testes rápidos que estão sendo realizados em todo o estado a preço acessível desde o segundo semestre do ano passado.”

O teste rápido de COVID-19 IgG/IgM é um imunoensaio cromatográfico rápido para a detecção qualitativa de anticorpos IgG e IgM para 2019-nCoV em amostra de sangue total. Segundo a primeira avaliação de ensaios de proficiência para métodos de detecção do SARS-CoV2 (COVID-19), o laboratório Hi Technologies (HILAB), laboratório utilizado pelo SESI, possui 100% de adequação por kit de TLR no Ensaio de Proficiência pra IgG e IgM na categoria TLR pela Controllab, que avaliou os testes PCR e sorológicos dos principais laboratórios do país.

O prefeito da cidade, Odelmo Leão, agradeceu mais uma vez o apoio da Federação no combate ao coronavírus na cidade de Uberlândia. “Se todo mundo nos ajudasse como a FIEMG ajuda, nós teríamos menos problemas para resolver.” brincou. “Nosso muito obrigado em nome do povo de Uberlândia.”

A coordenadora da atenção primária de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Karina de Oliveira, destacou que os profissionais municipais já estão treinados para a realização dos testes doados pela FIEMG. “No atual cenário que estamos, toda pessoa com síndrome gripal deve ser testada para a covid 19, com isso, o material que recebemos hoje será de grande valia em especial para o tratamento precoce.”