Notícias

FIEMG Regional Vale do Paranaíba promove Manifesto de Transporte de Resíduos para orientar indústrias que geram e transportam resíduos.

Evento é oriundo da Gerência de Meio Ambiente do Sistema FIEMG

Com objetivo de orientar as indústrias com relação às obrigações da DN COPAM nº 232/2019, publicada no dia 09 de março, o Sistema FIEMG realizou, por meio da Regional Vale do Paranaíba, o Workshop de lançamento do Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) na última terça (23).

O Sistema é online e permitirá a rastreabilidade dos resíduos gerados e/ou destinados no estado de Minas Gerais, por meio da emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos. Neste documento, de porte obrigatório no veículo durante o percurso do resíduo sólido ou do rejeito dentro do Estado de Minas, é declarado o gerador, transportador e destinador dos resíduos e rejeitos movimentados no Estado. No sistema também é emitido o Certificado de Destinação Final (CDF) pelos empreendimentos de destinação de resíduos.

 O evento foi realizado exclusivamente para representantes das indústrias. Segundo Thiago Nascimento, advogado do meio ambiente da Regional Vale do Paranaíba a plataforma apresentada irá auxiliar na otimização de tempo das indústrias que geram e transportam resíduos.

“O MTR é a evolução da legislação mineira para atender as questões de monitoramento e melhoria da gestão ambiental, ele vem aí pra trazer uma plataforma eletrônica otimizando o tempo, a questão de informação em tempo real, quando a empresa transporta gera, acomoda ou faz movimentação de resíduos no nosso estado, elimina papel, protocolo e consegue trabalhar uma gestão com resposta mais rápida tenha seja necessário alguma intervenção.” afirmou o advogado.

O analista ambiental Guilherme da Mata Zanforlin e o representante da  Fundação Estadual do Meio Ambiente  (FEAM), Omar José Vale Amaral conduziram o evento que contou com um público de aproximadamente 70 pessoas.

“Nosso intuito foi divulgar para as empresas a nova deliberação normativa que foi publicada referente a movimentação de resíduos industriais no estado de Minas Gerais. Este é um sistema que já vem sendo utilizado por órgãos estaduais e pelas industrias do estado de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e agora em Minas. O principal objetivo é realmente a gestão destes terceiros no momento do transportar e destinar seus resíduos e também para facilitar o envio de informações para o órgão ambiental de maneira segura. Ele vem trabalhar somente com empresas que já estão cadastradas junto ao órgão ambiental então da uma segurança maior pro empresário, então dá uma segurança maior para este empresário contratar as empresas que vão fazer o transporte e a destinação final.” afirmou Zanforlin.

evento também foi realizado nas outras 11 regionais do Sistema FIEMG incluindo a sede em Belo Horizonte.

 

Galeria