Notícias

FIEMG Regional Vale do Paranaíba realiza reunião sobre turismo e meio ambiente em Araguari

O objetivo do encontro realizado ontem (21) foi orientar empresários do turismo e entidades classe em relação ao desenvolvimento do setor respeitando as normas e diretrizes trazidas pelas leis ambientais

A reunião realizada na sede da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Araguari) contou com a participação das esferas públicas e privadas da cidade de Araguari, triângulo mineiro, e tratou de assuntos relacionados ao turismo e ao meio ambiente. O objetivo principal da iniciativa foi munir os empreendedores do turismo na cidade com informações sobre o desenvolvimento do setor juntamente com o respeito as condutas trazidas pelas leis ambientais.

 O município de Araguari tem investido no turismo local, prova disto é “inventário da oferta turística” lançado em fevereiro deste ano com apoio do SEBRAE. O inventário traz o levantamento detalhado dos equipamentos turísticos de Araguari, como por exemplo, identificação de atrativos, necessidade de infraestrutura, descrição de possibilidades, serviços, desafios, entre outras constatações para um planejamento que fomente e amadureça o turismo na cidade, gerando, com isso, emprego e renda.

 A partir deste cenário, a FIEMG Regional Vale do Paranaíba, através do diretor Mauro Cunha, sentiu a necessidade de orientar os envolvidos do setor de turismo na cidade para que o avanço do nicho seja orientado e assertivo. Desta forma, para a reunião citada, participaram os analistas ambientais da FIEMG, Maria Eduarda Rodrigues e Deivid de Oliveira, que orientaram os presentes sobre as regularizações necessárias para as propriedades e equipamentos de turismo na cidade e região.

 A consultora da ADESA (Agência de Desenvolvimento de Araguari), Fernanda Debs, participou da oportunidade e destacou a importância do evento:Uma das linhas da ADESA é promover o turismo na nossa cidade, a agência atua como uma ferramenta para este desenvolvimento, e em conversa com os proprietários rurais nós sentimos muito essa dor do empresário que estava cheio de dúvidas, e conversando com Maurinho (Mauro Cunha) ele nos sugeriu para realizar a reunião e foi um sucesso.”

A secretária de desenvolvimento e turismo de Araguari, Karla Fernandes, também frisou que a reunião foi esclarecedora em especial para os interessados em investir no turismo da cidade. “Com certeza o encontro de ontem veio esclarecer várias dúvidas de vários empreendedores que querem investir nessa área. Muitos se sentem ainda perdidos, por isso, é o início de um trabalho que precisa ser continuado. As principais dúvidas sanadas foram em relação ao uso da água, construção de fossas e documentação. Por isso nós agradecemos ao Maurinho por liderar e realizar a reunião.”

Também marcou presença no evento o secretário de meio ambiente de Araguari, Guilherme Santana. “Os temas técnicos trazidos pelos analistas ambientais da FIEMG como licenças, outorgas, são de extrema importância para que o turismo na cidade se desenvolva da maneira correta.”

O presidente da FIEMG Regional Vale do Parnaíba, João Pelegrini, fez a abertura oficial do evento juntamente com o diretor Mauro Cunha. O diretor da ACIA, Flávio Rosa, também recepcionou os presentes representando a Associação que foi anfitriã do evento. A reunião contou com 55 pessoas, com perspectiva de novos encontros neste formato no segundo semestre em 2022.

Conheça os detalhes do Inventário de Oferta Turística de Araguari aqui.

           

 

Galeria