Notícias

Primeiro Planejamento Estratégico entre as Regionais do Sistema FIEMG foi realizado na FIEMG Regional Vale do Paranaíba no último dia 31/05

O objetivo do planejamento é redefinir o objetivo da Regional com mais clareza e assertividade

A representante da Gerência Estratégica do Sistema FIEMG Natália Mendanha juntamente com o representante do SEBRAE Wagner Nogueira estiveram com os presidentes dos sindicatos patronais da FIEMG Regional Vale do Paranaíba para elaborar o planejamento estratégico que vai definir as ações e atividades da Regional de agora em diante.

“A iniciativa do Pedro Spina é louvável porque toda instituição independente do segmento, tendo um planejamento é possível direcionar os esforços e mostrar para onde vamos, pé como direcionar aonde quer chegar. No caso especificamente da FIEMG Regional é mais importante ainda porque esse planejamento vem de encontro com o objetivo de unir os sindicatos. É importante frisar que o planejamento não para nesta atividade que realizamos na sexta feira, mas é necessário uma continuidade através dos postos levantados em conjunto.” disse Natália

Segundo Spina, presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, o planejamento estratégico será um importante norteador das atividades da Regional juntamente com o apoio aos sindicatos patronais. “Traçar um planejamento é uma tarefa não somente importante mas também difícil, definir os objetivos,  traçar  metas e colocá-las em prática é um desafio, mas sabemos que é possível com a união de todos na Regional em especial os sindicatos. Estamos confiantes com os eixos apontados no planejamentos e buscaremos alcançá-los.” afirmou Spina.

Wagner Nogueira do SEBRAE conduziu o primeiro momento do encontro, apresentando situações comuns vivenciadas em empresas e como estas demonstram muitos comportamentos e possibilidades de ajustes.

A segunda etapa foi conduzida por Natália que liderou a chamada Análise Swot (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) na qual apontou as seguintes informações:

Oportunidades:

-Mudar a percepção do empresário em relação a instituição.

-Divulgar os produtos aos clientes.

-Temos muitos clientes potenciais para trabalhar.

-Melhoria do ambiente de negócios      

Ameaças:

-Outras entidades se fortalecerem com as nossas fraquezas.

-Corte na receita do Sistema S.

-Fechamento da Regional por falta de projetos que a justifique.

-A importância do Sindicato na percepção da indústria/empresários

Forças:

-SESI (Clube)

-SENAI (Treinamento)

-IEL (Estágio)

-Imagem da Entidade

-SST

-Recursos Humanos

-Capacidade de qualificação

-Laboratórios

-CETAL (Centro Tecnológico de Alimentos)

Fraquezas:

-Desunião sindical

-Falta de marketing e divulgação de resultados

-Percepção da sociedade sobre o sistema

-Falta de comunicação com a Sede (solução é promover a clareza dos processos)

-Capacitação das lideranças sindicais

Propostas levantadas:

-Ser protagonista no Modelo de Atuação Articulada e expandir para outros empresários

-Elaborar projeto regional de Comunicação Implantar projeto Conhecendo o Sistema FIEMG

-Criar Conselho de Representantes Regional com uma agenda de convergência

A próxima etapa para dar sequência ao planejamento estratégico e, em especial, para apresentar atividades concretas a fim de ‘startá-lo’ a partir do que foi levantado no dia 31/05, será no dia 19/06 durante a reunião de presidentes de sindicatos na própria FIEMG Regional Vale do Paranaíba.

 

Galeria