Notícias

Representantes do Exército Brasileiro visitam as unidades SENAI na cidade de Uberlândia

A parceria entre as instituições é fruto do projeto Soldado Cidadão, que visa qualificar os jovens soldados do Exército Brasileiro.

Representantes do Exército Brasileiro bem como o coordenador do projeto “Soldado Cidadão” em todo o país, visitaram as unidades do SENAI na cidade de Uberlândia, triângulo mineiro, ontem (29). O objetivo do encontro foi apresentar as instalações das unidades e fortalecer o relacionamento que tem sido estabelecido através do projeto.

O Projeto “Soldado Cidadão” foi lançado oficialmente pelo Governo Federal em 2004 e implementado no mesmo ano no até então 36º BI Mtz, hoje 36º BI Mec (Batalhão de Infantaria Mecanizado), beneficiando as três Forças Armadas e abrangendo todo o território nacional, 26 estados e o Distrito Federal. O objetivo do projeto é oferecer qualificação para os militares carentes ou sob situação de risco para que os mesmos tenham mais oportunidades de serem inseridos no mercado de trabalho depois de saírem do serviço militar. Após passarem pelo projeto citado, muitos assumem funções dentro das próprias organizações militares, aprimorando, com isso, a mão de obra interna.

O gerente do SENAI Dr. Celso Charuri, Luiz Augusto Reggiani, apresentou toda a estrutura local aos representantes citados e frisou a importância deste tipo de iniciativa. “Tivemos a rica oportunidade de apresentar todo o nosso espaço, bibliotecas, laboratórios e oficinas, da área de eletrônica, construção civil, vestuário, panificação, marcenaria, enfim, nossa estrutura como um todo. Nós esperamos que a projeto “Soldado Cidadão” torne-se cada vez mais perene em nossa sociedade.” disse Reggiani.

O coordenador do projeto citado em território brasileiro, o coronel Monteiro de Castro, acompanhou toda a visita e também destacou como é importante para o exército contar com parceiros de renome e tradição comprovada como o SENAI. “A visita foi excelente, a estrutura do SENAI é de ponta. E para nós do projeto “Soldado Cidadão” que visa treinar o soldado que fica conosco no exército por 7 anos, oferecendo conhecimento e oportunidade através dos cursos técnicos e com isso, sua posterior inserção no mercado de trabalho; foi uma grande oportunidade. Foi muito gratificante estar aqui pessoalmente com esta instituição tão importante no que se refere a qualificação profissional.”

O projeto “Soldado Cidadão” compõe um setor especializado da FIEMG em atender o setor público em Minas Gerais. O agente de mercado da FIEMG, César Campos, responsável pela interação entre SENAI e Exército, afirmou que o objetivo é expandir cada vez mais esta parceria. “Neste segundo semestre teremos os curso de Qualificação em instalador hidráulico predial e qualificação em marceneiro. ambos com carga horário de 160 horas e com as aulas ministradas pelos instrutores do SENAI.” 

Participaram da visita nas instalações do SENAI, o presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Pedro César Spina, presidente do Sindmetal João Pelegrini, coordenador do Sindmetal, Mário Sérgio,  presidente do Sindarroz, Jorge Tadeu e o presidente do Sinduscon-TAP, Panayotes Tsatsakis e o presidente do Sindpan, Milton Inhaquitti e o agente de mercado, César Campos.