Notícias

SENAI Araguari inicia curso profissionalizante exclusivo para a empresa LD Celulose

O curso ‘Operação de Celulose’ começou na última segunda feira (17) e atenderá 100 alunos

A LD Celulose atinge diretamente 5 municípios do triângulo mineiro; Araguari, Estrela do Sul, Indianópolis, Romaria e Nova Ponte, e prevê a criação de aproximados 7 mil empregos na região.

A empresa é uma ‘Joint Venture’, ou seja, empreendimento em conjunto entre a Lenzing com 51% e a Duratex com 49% . A Lenzing terá exclusividade na compra da produção, que será toda exportada para fábricas da própria empresa na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos.

Com isso, para que haja mão de obra qualificada, o SENAI (Serviço de Aprendizagem Industrial) Mário Abdalla, localizado no município de Araguari, já iniciou os cursos exclusivos para atender a demanda da LD Celulose. ‘Operação de Celulose’ será o primeiro curso ministrado.

Segundo a assessoria de comunicação da LD, foram formadas cinco turmas, sendo duas com aulas pela manhã, duas com aulas à tarde e uma turma on-line; a previsão para duração das aulas é de quatro meses. Com isso, a empresa cumpre o compromisso de gerar empregos e incentivar o desenvolvimento da região que está instalada. A gerente do SENAI de Araguari, Vanda Oliveira, sinalizou que os cursos vão se estender para outras áreas além da celulose especificamente.

 “Nós realizaremos cursos nas áreas de celulose, manutenção industrial, química, mecânica e elétrica, e também construção civil. Será um programa de treinamento contínuo.” disse.

A gerente de RH da LD Celulose, Mara Benevides, explica que o objetivo do programa é capacitar as comunidades da área de influência do projeto e assim “possibilitar acesso às oportunidades geradas na futura operação da fábrica de celulose aqui instalada”, destaca.

Vale frisar que o citado primeiro curso está acontecendo presencialmente com todas as medidas de segurança que o momento exige, entre elas está a separação física dos alunos por uma placa de acrílico.

O técnico em mecânica Rafael Duarte, de 32 anos, é um dos alunos do curso e afirma que a capacitação é uma oportunidade de crescimento profissional. “São muitas as vantagens, além de ser uma empresa de grande porte, o que nos possibilita uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, está próxima da cidade em que moro e, sem dúvida, vou trabalhar para fazer parte desse grupo tão importante para nossa região”, avaliou. Além disso, o aluno ainda destacou a importância do cuidado e medidas contra a Covid-19 organizadas pela empresa. “Além do cuidado nas salas de aula, no transporte que nos trouxe até as aulas, os motoristas mediram nossa temperatura também. Eu vejo todas essas medidas como de extrema importância por esse momento delicado que estamos vivendo”, ressaltou Rafael.

 

Diretoria da FIEMG realiza visita ‘in loco’ para conhecer as instalações e equipes envolvidas no curso

No último dia 24, o diretor da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Mauro Cunha, bem como o deputado federal e araguarino, José Vitor, estiveram no local na companhia da liderança da LD Celulose para conhecerem o espaço do curso e suas funcionalidades.

Para Cunha, o início dos cursos em parceria com o SENAI apresenta uma nova fase que a cidade de Araguari bem como a região estão vivendo.

“Estamos vivendo um novo tempo após a chegada da LD Celulose na região. Nosso desenvolvimento já ganhou outra forma, e os cursos de capacitação compõem esta mudança, pois além de mão de obra qualificada, sabemos que trabalhadores serão beneficiados com os empregos gerados por aqui.  E a FIEMG tem oferecido todo o apoio para que a indústria tenha todo o respaldo e apoio na LD Celulose.” afirmou o diretor da FIEMG e também empresário do setor de alimentos.

José Vitor, também destacou o quão essencial serão estes os cursos para o fomento da indústria local. “Um grande projeto de aperfeiçoamento! Essa parceria é fundamental para alcançarmos bons resultados. Um empreendimento como esse é capaz de transformar a vida de centenas de famílias e contribuir com a economia regional. Esses cursos criam oportunidades e alimentam sonhos.”

Acesse senaimg.com.br e conheça os cursos profissionalizantes disponíveis para Araguari e região.

 

 

 

 

 

 

Galeria