Notícias

SESI Guiomar de Freitas Costa de Uberlândia participa da ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) 2021

Alunos da escola conquistaram medalhas nas edições anteriores

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química), o INSTITUTO BUTANTAN, a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA,  e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.

A primeira fase da Olimpíada está acontecendo entre os dias 05 e 06/08 com aplicação de provas online, o resultado será disponibilizado no próximo ia 17/08 e a segunda está prevista para o dia 19/09. A pedagoga do SESI Guiomar de Freitas Costa, unidade sediada em Uberlândia triângulo mineiro, Paula da Cunha, destacou que a participação da escola é recorrente: “Nossa escola já participou por dois anos (2019 e 2020), sendo que em 2020 foi a experiência on line. É uma olimpíada que aborda a área de ciências da natureza, química, física, biologia e astronomia, e nossos alunos são avaliados junto com todos os que se propõem a esse desafio. Neste contexto temos medalhista nas duas vezes que participamos e aguardamos mais para 2021.”

A aluna do 2º ano do Ensino Médio, Fernanda Peixoto de 16 anos, foi medalhista o ano passado e frisou detalhes desta conquista não somente para ela bem como para toda a equipe escolar do SESI Guiomar de Freitas Costa. “No ano passado eu atingi a colocação de 3º lugar da ONC, medalha de bronze. Em relação ao conteúdo eu gostei bastante de ter sido inserido na prova, questões que envolviam a disciplina de História também, além de, é claro, as disciplinas da área da Ciência em si, como Física, Química, Astronomia e a Matemática também sempre atrelada a todas estas matérias. Os conteúdos abordados na prova são condizentes com os conteúdos apresentados para os participantes dentro de cada ano letivo, no meu caso eu estava no 1º ano do ensino médio. Por fim, acredito que ter participado da ONC e ter conquistado este resultado, foi um grande treino para os vestibulares que eu vou prestar, tanto no sentido de conteúdo como de emocional, então, eu estou de certa forma, um passo a frente para o ingresso na Universidade. Tenho que agradecer muito a todos os meus professores e equipe do SESI.”

Acompanhe o desenvolvimento e resultados da ONC 2021 em onciencias.org/ O desempenho dos alunos SESI serão divulgados em www.fiemg.com.br.