Notícias

SESI Guiomar de Freitas Costa em parceria com a Prefeitura de Uberlândia está oferecendo aulas de robótica para alunos das escolas municipais.

420 alunos estão participando do programa

A aula de robótica que é um diferencial para os alunos que estudam na rede SESI em Minas Gerais, passa a ser ofertada também para 420 alunos das escolas municipais de Uberlândia através de um projeto pioneiro em parceria com a Prefeitura Municipal. As aulas ministradas na escola SESI Guiomar de Freitas Costa no bairro Roosevelt, são ofertadas nos turnos da manhã e tarde em 21 turmas no contraturno escolar dos alunos e com duração de 100 minutos.

As crianças que são do 6º e 7º ano do ensino fundamental, experimentam nas aulas citadas noções de programação, raciocínio lógico, inovação, indústria 4.0, resolução de problemas e criação de estratégias de maneiras disruptivas e ágeis.

 A tutora de uma das turmas, Ana Caroline Alcântara, destacou como é realizada a dinâmica das aulas: “O conteúdo ministrado é novidade para os alunos, porque na escola municipal eles não tem contato com esta temática, com isso, nós buscamos sempre criar um link com a matéria teórica que eles estão aprendendo com soluções práticas envolvendo os robôs, programação e trabalho em equipe. Toda aula nós temos 3 momentos, primeiro eu alinho com eles o tema, tiro as dúvidas do que eles sabem ou não, depois eles têm um desafio para criar ou programar uma iniciativa para resolver algum problema, e no final os grupos compartilham uns com os outros os projetos e vão desenvolvendo juntos as ideias de forma colaborativa.”

Matheus Souza de 11 anos, aluno da Escola Municipal Eurico Silva e participante das aulas de robótica, comentou da facilidade para aprendizagem dos assuntos apresentados pela tutora. “Está sendo muito bom estar aqui, estamos aprendendo muita coisa nova todos os dias, e com isso, nós temos uma oportunidade melhor de futuro.”

Além dos profissionais, estrutura e know how, o SESI oferece notebooks, tablets e os kits da LEGO (“Leg Godt”, em português: “brincar bem”) para as aulas que são sempre desenvolvidas em grupo.

"A disciplina trazida pelas aulas de robótica potencializam os conhecimentos da área científica o dinamismo e raciocínio lógico são ampliados para que eles possam edesenvolver estas habilidades, e nada melhor do que levar para o aluno uma atividade que ele possa com o conhecimento que ele adquiriu aqui resolver algum tipo de situação ou problema." comentou o gerente da escola SESI Guiomar de Freitas Costa.

Conheça a área governamental da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais)

  Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) representa o setor industrial do estado de Minas Gerais e atua na defesa de seus interesses local e nacionalmente. A instituição oferece às empresas mineiras assessoria e apoio em áreas vitais como crédito e financiamento, tributária, meio ambiente e trabalhista. Compõem a Federação as 5 instituições seguintes: FIEMG, CIEMG, SESI, SENAI e IEL.

 Dentro da Federação, foi criada no ano de 2020, o setor governamental que tem como objetivo expandir os serviços da FIEMG para as instituições públicas. “O projeto governamental surgiu com a proposta de levar a Federação a estar mais próxima da comunidade, para a sociedade de modo geral. Nós entendemos que quando temos uma sociedade forte, preparada, estamos colaborand, ainda que de uma forma indireta, também para indústria. Nossa intenção é levar todo o conhecimento de todas as nossas entidades para fortalecer cada vez mais a sociedade colaborando com a indústria local.” comentou Clayton de Oliveira, coordenador da área governamental da Federação.

O agente de mercado do setor governamental da FIEMG, César Campos, frisou que o primeiro contato com a prefeitura municipal de Uberlândia sobre a parceria foi realizado em 2020. “O SESI já aplica a metodologia de robótica em sua grade tradicional, e há 2 anos tivemos uma reunião com a prefeitura e a secretária de educação, e o projeto foi muito bem recebido. E agora com a concretização em 2022, somos pioneiros no estado com esta iniciativa.”

Além de Uberlândia, cidade pioneira a oferecer as aulas de robótica do SESI para escolas municipais, a cidade de Curvelo também está sendo contemplada.

O superintendente das Unidades SESI SENAI no estado, Christiano Leal, também defendeu este tipo de atividade  como reforço da missão do SESI que é a qualidade do ensino. “O SESI tem na natureza dele uma preocupação muito grande com a qualidade do ensino e essa atividade da robótica traz um benefício muito grande para quando esse aluno chegar no mercado de trabalho, porque é uma preparação sobre programação, resolução problemas complexos, mudanças repentinas de rota; e oferecendo isso para as escolas públicas, nós estamos ampliando o acesso da qualidade da educação do SESI para estes alunos, porque o SESI tem também um objetivo muito grande de formação cidadã, e através deste projeto, com certeza, nós estamos contribuindo para que estes alunos exerçam a cidadania e com instrução suficiente para serem bem sucedidos no mercado de trabalho.”

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Inovação e Tecnologia Educacionais (NIT) do SESI Minas, Sabrina Pereira, as aulas de robótica atendem em especial a demanda latente por soft skills, ou seja, as habilidades interpessoais. "A ampliação para as escolas publicas é uma grande transformação social atuando na formação humana e não somente técnica. As aulas de robótica trabalham as tão necessárias, softs skills que estão em um déficit mundial, que é a colaboração, trabalho em equipe, entre outras. Então, de fato, é um projeto transformador, e a mesma metologia que usamos no SESI está sendo oferecida para as escolas públicas."

Galeria