Notícias

Fiemg traz o Selo de Qualidade em Reparação Automotiva para Uberaba e Uberlândia

Projeto visa reconhecer a qualidade das empresas parceiras após processo avaliativo

A Fiemg - Regional Vale do Rio Grande, o Sindicato da Indústria Mecânica de Uberaba (Simu) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos de Uberlândia (Sindmetal) se reuniram para o lançamento do Selo de Qualidade em Reparação Automotiva. O projeto ainda tem a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da União Brasileira para a Qualidade (UBQ), entidade referência na disseminação dos conceitos e práticas da Qualidade.

O objetivo é estimular a implantação de melhorias em produtos e serviços ofertados no ramo automotivo, bem como orientar e capacitar empreendedores e colaboradores em gestão e tecnologia.  Na prática, a UBQ e o Senai realizarão uma avaliação para definir qual selo as empresas integrantes do Simu e do Sindmetal estão aptas a receber.

Para receber o selo de qualidade em reparação automotiva Ouro, é necessário ter reparadores com qualificação Senai e dois técnicos em manutenção automotiva, para receber o Prata é preciso ter reparadores com qualificação Senai e um técnico em manutenção automotiva e para receber o Bronze é necessário ter reparadores com qualificação Senai.

O projeto será dividido em duas fases e a equipe gestora e executora deve ser composta por profissionais e associados da UBQ, supervisores e consultores experientes na implantação e gestão de projetos do Senai.

Na primeira fase, será realizada uma avaliação da empresa seguida de uma atividade, com um consultor que irá se passar por um cliente misterioso para verificar a qualidade do atendimento aos clientes.

Depois dessas etapas, será feita a aplicação do diagnóstico, onde verificarão itens como organização da oficina, cumprimento da legislação ambiental, existência de gestão financeira e indicadores de desempenho, capacitação dos funcionários, identificação visual da oficina e qualidade de marketing.

O presidente da Fiemg - Regional Vale do Rio Grande, José Arlênio Veneziano, conta que é a realização de um sonho que estava sendo planejado há muito tempo e que agora está se concretizando.

Noboru Nanya, presidente do Sindicato da Indústria Mecânica de Uberaba, explica que esse selo é o pontapé inicial para que traga mais qualidade para o consumidor final. "- Estamos assinando um contrato do selo de qualidade automotiva. Onde estamos certificando e melhorando todo o processo de gestão de qualidade das oficinas mecânicas da região de Uberlândia e Uberaba", completa Noboru.

" Vai trazer muita prosperidade para o nosso segmento. Logicamente, também vai ser necessário investir um pouco de energia de cada associado, de cada entidade, para desenvolver um trabalho que vai trazer muitos resultados no futuro" aponta o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos de Uberlândia, João Pelegrini que enfatiza que Uberaba e Uberlândia são os dois maiores centros do Triângulo Mineiro.