Notícias

Inteligência de Negócios é tema de treinamento na FIEMG Regional ZM

Curso apresentou conceitos e utilidades da ferramenta Power BI
Fotos: Graciele Vianna

A FIEMG Regional Zona da Mata ofereceu, nos dias 08 e 09 de maio, o treinamento “Inteligência de Negócios - Usando a Ferramenta Power BI”, com o intuito de apresentar a fundo os conceitos e as principais utilidades dessa ferramenta. Trata-se de um serviço de análise de negócios da Microsoft, com o objetivo de fornecer visualizações interativas e recursos de “Business Intelligence” com uma interface simples o suficiente para que os usuários finais criem seus próprios relatórios e painéis. 

Foram abordados tópicos sobre sistemas empresariais e estrutura organizacional; modelo dimensional para tomada de decisões; organização de dados corporativos; criação de métricas, conceitos de “Business Inteligence” com dados corporativos; conceitos de aquisição de dados corporativos; conexão a fontes de dados; utilização do Power BI Desktop; criação de Dashboards no Power BI; criação e distribuição de Dashboards com relatórios gerenciais; estudos de caso com o Ms-Excel; métricas e cálculos em Dashboards; entre outros pontos relevantes.

Os conhecimentos foram transmitidos pelo instrutor, mestre em Ciências da Computação, com experiência de 20 anos na área de Tecnologia da Informação, Evaldo de Oliveira. De acordo com o analista de Relações Empresariais da FIEMG, Gilmar Peixoto, cerca de 15 alunos participaram do curso, que desperta grande interesse das empresas por abordar uma ferramenta muito útil para auxílio da gestão.

Para Matheus Sant’Ana, um dos profissionais que participou do treinamento, o conteúdo foi bem abordado pelo professor, que esclareceu todas as dúvidas levantadas. “No decorrer do curso, aprendemos a lidar com a ferramenta Power BI, voltada para o tratamento de grandes volumes de dados. Esta é uma área de muita importância para os negócios, possibilitando a geração de informações para tomada de decisões dentro das empresas”, destaca Matheus.

 

Por Graciele Vianna

 

Galeria