Notícias

Atividade industrial mineira recua em outubro

Sondagem Industrial de Minas Gerais, pesquisa divulgada pela FIEMG, mostra que produção e emprego da indústria voltam a cair

A Sondagem Industrial de Minas Gerais de outubro, pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 22 de novembro, pela FIEMG, mostrou um cenário menos promissor para o setor, registrando queda da produção e do número de empregados. Os níveis de estoques das indústrias encerraram o mês abaixo do planejado pela 18ª vez seguida, e a utilização da capacidade instalada foi inferior à usual para outubro.

As perspectivas dos empresários para os próximos seis meses foram positivas pela 17ª vez consecutiva. Contudo, eles mostraram menor otimismo quanto à demanda, à compra de matérias-primas e ao número de empregados pelo terceiro mês seguido, e as intenções de investimento voltaram a cair.

Os resultados da pesquisa refletem as dificuldades que o setor industrial vem enfrentando, como a escassez e o encarecimento de insumos e matérias-primas em vários segmentos, o que continua prejudicando a disponibilidade de estoques e as vendas. Apesar de superado o período mais crítico da pandemia de Covid-19 e das medidas mais restritivas à circulação, o contexto de desemprego alto, de taxas de inflação e de juros elevadas e de tensões políticas e institucionais tem contribuído para a perda de fôlego da indústria nos últimos meses. 

Clique aqui e confira a íntegra da Sondagem Industrial de Minas Gerais de outubro.