Notícias

Empresários mineiros estão menos confiantes na economia

É o que aponta pesquisa divulgada nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, pela FIEMG

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aponta que a confiança dos empresários mineiros diante da economia está menor. A pesquisa, divulgada pela FIEMG nesta sexta-feira, 19 de novembro, revela recuo de 2,5 pontos na comparação com outubro (58,1 pontos), marcando 55,6 pontos em novembro. Apesar do decréscimo, o indicador mostrou que os industriais ficaram confiantes pelo 16º mês seguido, ao continuar acima dos 50 pontos – fronteira entre queda e elevação. 

A manutenção da confiança vem sendo explicada, principalmente, pelo avanço da vacinação e pelo maior controle da pandemia. Entretanto, a tendência de recuo no índice observada no último trimestre reflete as dificuldades enfrentadas pelo setor e a elevação das incertezas para os próximos meses, tendo em vista os seguidos aumentos da inflação e das taxas de juros, a falta de matérias-primas e as tensões políticas. O indicador diminuiu 8,3 pontos em relação a novembro de 2020 (63,9 pontos), e foi o menor para o mês em cinco anos. 

Já as expectativas para os próximos seis meses decresceram 2,6 pontos entre outubro (60,9 pontos) e novembro (58,3 pontos), mostrando perspectivas positivas dos empresários pela 17ª vez consecutiva. Os industriais sinalizaram otimismo com relação às economias brasileira e mineira e aos seus negócios, porém, em menor intensidade. 

Clique aqui e confira a pesquisa completa.