Notícias

eSocial voltado para SST é tema de treinamento na FIEMG Regional Zona da Mata

Curso teve foco em uma análise aprofundada das questões pertinentes à Segurança e Saúde no Trabalho
Fotos: Gilmar Peixoto

Seguindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19, continuam sendo realizados os treinamentos presenciais da FIEMG Regional Zona da Mata e o tema “eSocial voltado para Segurança e Saúde no Trabalho - SST” foi abordado no curso do dia 21 de janeiro. A ação teve o objetivo de proporcionar aos participantes uma visão ampla da necessidade e obrigatoriedade das empresas implementarem os programas de SST, evitando multas e ações judiciais.

Por ser um tema que gera muitas dúvidas entre os empresários, o treinamento da FIEMG Regional Zona da Mata apresentou e discutiu o Sistema eSocial, com foco em uma análise aprofundada das questões pertinentes à Segurança e Saúde no Trabalho. A abordagem foi teórica, abrangendo todos os temas de SST pertinentes ao bom andamento deste sistema, tendo como base as legislações Trabalhistas, Previdenciárias, Normas Regulamentadoras, Manual de Orientações do eSocial e demais Leis aplicadas a cada um dos eventos que deverão ser alimentados com as informações de SST.

O treinamento, com 8 horas de duração, reuniu cerca de 50 pessoas, entre profissionais de RH, Departamento Pessoal, contadores, gerentes, empresários, engenheiros e técnicos de Segurança no Trabalho, estudantes e demais interessados no assunto, que desejavam aprimorar seus conhecimentos. A ministração do curso ficou a cargo do advogado, especialista nas áreas Trabalhista e Previdenciária, Segurança e Saúde no Trabalho, Rodrigo Dolabela, profissional com vasta experiência no assunto e instrutor de palestras e treinamentos em todo o Brasil.

O conteúdo programático incluiu os seguintes temas: eSocial (Objetivo, Faseamento, Simplificação, A importância do cumprimento das medidas de SST); Segurança e Saúde no Trabalho (Legislação aplicada à SST, Normas Regulamentadoras - Visão Geral); Programas de Segurança e Saúde no Trabalho (PCMSO – Exames médicos exigidos e a periodicidade em que eles devem ser realizados, ASO, LTCAT, Laudo Ergonômico, PPP/PPP Eletrônico, Profissionais responsáveis pela elaboração); Eventos de SST antes da Simplificação do eSocial - Versão 2.5.01 (S-1060 - Tabela de Ambientes de Trabalho, S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho, S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador, S-2221 - Exame Toxicológico do Motorista Profissional, S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco, S-2245 - Treinamentos e Capacitações); Eventos de SST após a Simplificação do eSocial - Versão S-1.0 (S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho, Tabelas 13, 14, 15 e 16 do Anexo I do Leiaute do eSocial, S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador, S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho e Agentes Nocivos.

O analista de Relações Empresariais da FIEMG Regional ZM, Gilmar Peixoto, destaca que, na programação de treinamentos da entidade para o mês de fevereiro, serão trabalhados temas como: Marco Regulatório Trabalhista Infralegal (11 de fevereiro); Primeira Liderança (15 de fevereiro) e Estratégias de Vendas (21 e 22 de fevereiro). As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da FIEMG Regional Zona da Mata.

Não perca essa oportunidade de se capacitar! Clique aqui para se inscrever.

Graciele Vianna

6e3936ec-86fe-4fa7-8150-056f6eeee44e.jpeg