Notícias

FIEMG promove curso de práticas de redução e valorização de resíduos na indústria

Evento orientou sobre a correta gestão para evitar multas ambientais e desperdícios

No intuito de orientar empresários a adotarem uma nova gestão, evitando desperdícios e multas ambientais, a FIEMG promoveu, nos dias 21 e 22 de outubro, o curso Práticas e Ferramentas de Redução e Valorização dos Resíduos na Indústria. O evento foi totalmente on-line e contou com interação com os instrutores em tempo real.

A analista ambiental da FIEMG Regional ZM, Luíza Cortat, ressalta que é muito importante conhecer quais são as ferramentas e as melhores práticas para que o gerenciamento de resíduos seja feito de maneira eficaz e contribua realmente para o desenvolvimento sustentável de forma competitiva.

“Existem muitas vantagens para empresas que se propõem a executar uma correta gestão dos resíduos. Elas podem evitar a aplicação de multas ambientais e reduzir custos e desperdícios, além de criar uma imagem positiva para seus clientes e para a sociedade em geral”, explica.

O curso foi composto por dois módulos. O primeiro foi apresentado pelo analista da Gerência de Meio Ambiente (GMA) da FIEMG, Guilherme da Mata Zanforlin, e tratou do tema “Gestão para valorização”. O segundo módulo abordou a “Gestão para redução” e foi ministrado pelo analista João Vitor Souza Teixeira, também da GMA.

A programação do curso abordou temas como: Composição (caracterização do resíduo); Análise e custos da geração e risco de acidentes de resíduos; Valorização dos resíduos (Coproduto); Mercado de resíduos; Resíduos x ODS (Objetivos do desenvolvimento Sustentável), Economia Circular, GRI (Global Reporting Initiative); Inventário de Resíduos Sólidos e matérias primas; Balanço de massa dos processos; Alternativas para melhoria de eficiência em geração de resíduos; Indicadores Ambientais e exemplo prático.

 

Galeria