Notícias

FIEMG e Delegacia do Sindivest-MG em Muriaé promovem curso para formação de supervisores de produção da Confecção

Qualificação profissional teve início em 13 de junho e acontece na cidade de Eugenópolis, na Zona da Mata, por meio do Programa FIEMG Competitiva

O Programa FIEMG Competitiva realizou, no dia 13 de junho, em parceria com o Sindicato da Indústria do Vestuário no Estado de Minas Gerais (Delegacia de Muriaé), a abertura de um curso de Qualificação Profissional voltado para a formação de supervisores de produção da Confecção na cidade de Eugenópolis, localizada na Zona da Mata mineira.

Participaram da aula inaugural a equipe do SENAI de Muriaé, que será responsável pela ministração do curso; o secretário de Desenvolvimento de Eugenópolis, William Rodrigues; e o delegado do Sindivest-MG em Muriaé, Leonardo Morcerf Veronese. O curso será promovido no período da noite, às segundas e quartas-feiras, até 30 de novembro, contando com a participação de 17 funcionários, indicados por seis indústrias do setor do Vestuário de Eugenópolis, associadas ao Sindivest-MG.

Para viabilizar a realização do treinamento na cidade, a Prefeitura efetuou um convênio com o Sindicato, a fim de arcar com os custos do local para a realização das aulas. O convênio também prevê o pagamento da contrapartida empresarial, garantindo desta forma a gratuidade do curso. O objetivo é fomentar o setor de Vestuário de Eugenópolis, que carece de profissionais como os que serão preparados por meio desta capacitação.

De acordo com a analista de projetos do Programa FIEMG Competitiva, Viviane Assunção da Rocha, a falta de mão-de-obra qualificada é um problema recorrente no setor de Vestuário em todos os polos do estado de Minas Gerais. “A busca por bons profissionais tem se tornado árdua e, na maioria das vezes, as empresas têm que formar o profissional integralmente dentro das indústrias, o que leva tempo. Este curso, ministrado pelo SENAI de Muriaé, vai permitir que os funcionários possam supervisionar a produção do Vestuário em tecidos planos e elásticos, e desenvolver o planejamento e controle de produção conforme as normas e os procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde”, declara.

O delegado do Sindivest-MG em Muriaé, Leonardo Veronose, considera a capacitação muito importante. “Qualquer curso que traga inovação para nossas indústrias já é importante por si só, e este em especial tem uma relevância muito grande, pois é o primeiro curso ministrado pelo SENAI e voltado para o setor Têxtil no município. Priorizamos a participação de pessoas que já estivessem trabalhando dentro das empresas, pois esta é uma forma de incentivar estes funcionários a alçarem cargos melhores onde trabalham”, disse. Leonardo Veronese destaca ainda que certamente haverá muita troca de informações entre as empresas. “Além disso, teremos as inovações que o SENAI está trazendo. Isso fortalece o nosso setor, traz mais conhecimento e nos coloca numa condição produtiva mais eficaz, que vai melhorar os resultados das empresas. A questão da inovação nos processos, na maneira de administrar e gerir as empresas, é muito importante. É preciso evoluir sempre  e criar formas de inovar para evitar problemas futuros”, ressalta.

Programa FIEMG Competitiva é uma iniciativa da FIEMG que tem o objetivo de alavancar a competitividade das indústrias de Minas Gerais.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa FIEMG Competitiva.

foto-10-.jpeg

Graciele Vianna

Imprensa FIEMG