Notícias

FIEMG Regional ZM entrega respiradores em Além Paraíba, Cataguases e Recreio

Representantes da entidade oficializaram a doação aos hospitais destes municípios

No dia 21 de setembro, foi a vez das cidades de Além Paraíba, Cataguases e Recreio terem oficializadas as entregas dos respiradores doados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). O presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Heveraldo Lima de Castro, e o diretor da entidade, Aurélio Marangon Sobrinho, estiveram nos municípios para registrar a chegada dos equipamentos, que fazem parte de um lote de 1.600 respiradores produzidos pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom e doados ao governo estadual. Os equipamentos estão sendo distribuídos a hospitais e municípios de todo o estado, respeitando critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e considerando o diálogo com as Prefeituras.

Em Além Paraíba, os representantes da FIEMG foram recebidos no Hospital São Salvador pelo prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior; pelo presidente da Câmara Municipal, Gérson Barreto; e pela administradora do hospital, Betânia Reis. A cidade contou com a doação de dois ventiladores pulmonares, que serão muito importantes e úteis para o tratamento da Covid-19, uma vez que o hospital é referência e recebe pacientes de toda a região. O prefeito Miguel Belmiro se mostrou satisfeito e agradeceu a FIEMG pela ajuda, que poderá proporcionar uma melhor qualidade de vida à população.

O Hospital de Cataguases/Santa Casa de Misericórdia também recebeu dois respiradores, que foram entregues por Heveraldo Castro e Aurélio Marangon, acompanhados pelo presidente do SIEEL - Sindicato Intermunicipal das  Indústrias de Energia Elétrica e Empresas Prestadoras de Serviços no Setor Privado de Energia Elétrica, Newton Antônio Dutra, que fez a solicitação da doação. Representando o Hospital de Cataguases, estavam presentes o provedor José Roberto Furtado; o superintendente geral, Máximo Barbosa da Silva; e a gerente de Serviços de Apoio, Daniella Rodrigues Pereira.

José Roberto Furtado agradeceu o apoio recebido da FIEMG, destacando a grande dificuldade que as unidades hospitalares vêm encontrando, nos últimos meses, para aquisição de remédios, EPIs, máquinas e equipamentos hospitalares. "Tivemos insumos hospitalares com alta de preços superiores a 400%, o que vem dificultando muito a reposição de estoques e a manutenção de máquinas e equipamentos", ressaltou.

Já em Recreio, a entrega dos respiradores foi no Hospital São Sebastião (HSS), que recebeu três equipamentos. Durante a visita, Heveraldo Castro e Aurélio Marangon conversaram com o provedor do HSS, Dr. Luiz Ronaldo, e tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do hospital. Os membros do Conselho Administrativo da instituição, Nilton Ramos de Oliveira e Lucília Simão; o tesoureiro, José de Medeiros Conde; e o secretário de Saúde de Recreio, Henrique Meira, também acompanharam a visita. O Hospital São Sebastião também recebeu da FIEMG Regional ZM, na ocasião, 1.400 máscaras hospitalares especiais.

Ao todo, a Zona da Mata foi agraciada com 80 respiradores, que foram direcionados às cidades de Além Paraíba, Barbacena, Cataguases, Juiz de Fora, Ponte Nova, Recreio, Resende Costa, Rio Novo e Ubá. Além dos respiradores, os municípios da região também contaram com doação de máscaras em TNT duplo, máscaras hospitalares especiais e álcool glicerinado 70%, materiais que vêm sendo produzidos pelo SENAI. 

Heveraldo Castro destaca que a FIEMG vem realizando diversas ações de apoio, desde o início da pandemia, tanto na área da Saúde, quanto Social e de estímulos à retomada da atividade econômica, com segurança para os trabalhadores, consumidores e empresas. “Estamos muito felizes em poder colaborar com Minas Gerais neste momento tão delicado que estamos atravessando”, disse. Aurélio Marangon ressalta que as unidades regionais da FIEMG mantém contato com as lideranças empresariais, políticas e comunitárias dos municípios de sua base de atuação, procurando identificar as demandas e encaminhá-las para a sede da FIEMG em Belo Horizonte. “Nosso objetivo maior é ajudar a comunidade, para que possamos atravessar essa pandemia com mais tranquilidade”, afirma.

 

Os respiradores

Os ventiladores pulmonares doados foram idealizados e produzidos pela Inspirar, uma empresa Health Tech que nasceu da inquietação e percepção dos sócios da Tacom para minimizar os impactos no sistema de saúde gerados pela pandemia da Covid-19 e que contou com o suporte da FIEMG, que mobilizou a indústria e arrecadou recursos para viabilizar o projeto.  A empresa desenvolveu uma tecnologia inédita para a fabricação dos equipamentos. Os ventiladores pulmonares chegam ao mercado com valores mais acessíveis do que os produtos semelhantes, além de serem mais fáceis de manusear. Desde a homologação da ANVISA, no dia 3 de agosto, os ventiladores podem ser utilizados e comercializados por hospitais de todo o Brasil. 

Galeria