Notícias

FIEMG Regional ZM participa de Encontro Regional de Negócios da ADJFR

Evento discutiu a instalação de uma Zona de Processamento de Exportação na Zona da Mata
Foto: ADJFR

A FIEMG Regional Zona da Mata participou, no dia 09 de dezembro, do Encontro Regional de Negócios – Perspectivas de Novos Negócios para a Zona da Mata e Campo das Vertentes, realizado pela Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR), no Green Hill Hotéis e Eventos. O diretor da entidade e também presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho, esteve presente no evento, reforçando o apoio da FIEMG aos projetos apresentados.

O Encontro foi realizado de forma híbrida e teve como objetivo favorecer uma interlocução com a comunidade empresarial da região e criar um canal de comunicação, visando a geração de novos negócios. Na ocasião, foram apresentados os movimentos que estão sendo realizados em parceria com a ADJFR, entre eles o Aeroporto Regional, a Plataforma de Bioquerosene Renovável e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), projetos que também contam com o apoio da FIEMG.

O primeiro tema tratado foi “Zona de Processamento de Exportação (ZPE) – Zona da Mata, oportunidades de negócios e criação de empregos”, apresentado pelo presidente da Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Helson Cavalcante Braga. Em seguida, foi realizada a palestra “Aeroporto Regional – Infraestrutura estratégica aeroportuária para o desenvolvimento social e econômico da Zona da Mata”, com o diretor-presidente da CBCE, empresa que integra a Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata junto à Socicam, Pedro Américo Mendes de Castro.

Outros assuntos abordados no Encontro foram “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, e “Macaúba e agricultura familiar”, com a coordenadora da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Viviane Silveira Anjos. O evento foi encerrado com um painel de debate.

De acordo com o presidente da ADJFR, Célio Chagas, o Encontro foi uma excelente oportunidade para fortalecer o vínculo com as demais agências de desenvolvimento e com as entidades empresariais e públicas da Zona da Mata e Vertentes, visando construir uma pauta comum de desenvolvimento econômico e social para a região.

O diretor da FIEMG Regional ZM, Aurélio Marangon Sobrinho, ressaltou o apoio da FIEMG a projetos como o da Zona de Processamento de Exportação, enfatizando que realmente temos que trabalhar pelo crescimento da região, já que a Zona da Mata tem perdido muito na parte econômica, financeira e empreendedora. Uma reunião prévia para apresentação e discussão desse assunto já havia sido realizada na FIEMG Regional, no dia 01 de dezembro, contando com a presença do presidente Heveraldo Lima de Castro e do diretor Aurélio Marangon Sobrinho. Também participaram desta reunião o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; os representantes da ABRAZPE, Helson Braga (presidente); Carlos Henrique Policeni (diretor executivo); Emília Guimarães Braga (advogada e assessora); e o engenheiro e coordenador da ZPE Zona da Mata, Marnio Camacho.

“A possibilidade da instalação de uma (ZPE) nos entornos do Aeroporto Regional certamente seria um fator de desenvolvimento muito importante e os empresários não precisam ter receio quanto à concorrência, já que a isenção de impostos seria apenas para a exportação. Trata-se de uma importante iniciativa, que possibilitaria mais crescimento à Zona da Mata mineira”, destacou Aurélio Marangon Sobrinho. Já o presidente da FIEMG Regional ZM, Heveraldo Castro, colocou a entidade à disposição para apoiar projetos que possibilitem aumentar a competitividade da indústria e alavancar sua atuação, trazendo melhorias para o ambiente de negócios.