Notícias

FIEMG Regional ZM promove treinamento sobre SPED Fiscal

Curso abordou as normas técnicas e o funcionamento prático da Escrituração Fiscal Digital obrigatória aos mineiros

A FIEMG Regional Zona da Mata realizou, de 23 a 25 de novembro, o treinamento “SPED Fiscal – ICMS/IPI – Teoria e Prática”. O curso foi promovido ao vivo e on-line e repassou aos participantes conhecimentos fundamentais sobre as normas técnicas, bem como o funcionamento prático da Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal ICMS/IPI) obrigatória aos contribuintes mineiros. Foram analisados assuntos que estão inseridos na rotina fiscal para preenchimento, geração e transmissão do arquivo, além de abordadas as novidades sobre o tema. A apresentação do treinamento foi de Tyrone Canuto, bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduado em Direito Tributário, consultor, professor, palestrante e instrutor de cursos em empresas públicas e privadas.

O SPED Fiscal, chamado também de EFD (Escrituração Fiscal Digital), é o nome dado ao processo de escrituração digital da Receita Federal. Com ele, a Receita e os órgãos fazendários estaduais recebem dos contribuintes todas as informações que precisam sobre a apuração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). É o meio pelo qual as empresas simplificam e facilitam a entrega da documentação necessária para o Fisco, eliminando a necessidade de se ter documentos em papéis, o que garante a fiscalização para o governo e reduz a burocracia.

O público do treinamento foi formado por empresários, gestores, contabilistas, advogados, supervisores, analistas, estudantes e demais interessados no tema. No conteúdo programático estavam assuntos como: Legislação que regulamenta a EFD; Conceitos SPED e EFD x SPED FISCAL; Obrigatoriedade; Obrigações acessórias; Funcionamento EFD; Introdução Prática; Análise de registros específicos; Lançamentos fiscais, entre outros.

De acordo com o instrutor Tyrone Canuto, este curso tem um grande diferencial no mercado mineiro por ser dividido em tuas etapas, uma abordando a teoria, legislação e conceitos do SPED FISCAL, e outra bem didática e prática, onde todo o conteúdo do arquivo do SPED Fiscal é repassado campo a campo, proporcionando aos alunos um conhecimento amplo. “O curso contribui para proporcionar uma visão macro do arquivo, além de dar dicas e sugestões de lançamentos e ajustes que podem ser feitos para poder facilitar a rotina e operação das pessoas no dia a dia de trabalho”, destaca.

A aluna Thalita Pereira, da Indústria Pet Mais Embalagens, ressaltou que o conteúdo abordado foi ótimo, não deixou dúvidas. “Foram três dia muitos esclarecedores”, disse ela. Já o analista em Relações Empresariais da FIEMG Regional ZM, Gilmar Peixoto, confirmou o sucesso do treinamento e disse que a entidade irá mesclar a realização de cursos presenciais e on-line, buscando assim atingir todos os tipos de necessidades do público.

Fique atento aos treinamentos oferecidos pela FIEMG Regional Zona da Mata. Não perca a oportunidade de se capacitar! Clique aqui e saiba mais.

Galeria