Notícias

Grupo de Trabalho para Desenvolvimento e Inovação da ZM se reúne na FIEMG Regional para debater setor têxtil

Encontro reuniu empresários, representantes de entidades, membros da Prefeitura Municipal e UFJF

A FIEMG Regional Zona da Mata recebeu, no dia 23 de agosto, o Grupo de Trabalho para Desenvolvimento e Inovação da Zona da Mata - GDI-Mata, do qual é parceira, para uma reunião sobre o segmento têxtil-confeccionista. O encontro, com foco no setor produtivo industrial, faz parte da segunda fase do cronograma de atividades do grupo, que tem se reunido rotineiramente para discutir aspectos mercadológicos de todos os segmentos produtivos.

Por iniciativa da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e Universidade Federal de Juiz de Fora, o GDI- Mata reúne instituições de ensino e pesquisa, poder público e setores empresariais com o objetivo de revitalizar a economia da Zona da Mata, promovendo o desenvolvimento sustentável e o bem estar social. O foco é condensar a colaboração entre universidade e empresas no âmbito regional, de modo a favorecer o alcance de um novo patamar de desenvolvimento para Juiz de Fora e a Zona da Mata mineira.

A abertura do evento foi feita pela presidente da FIEMG Regional ZM, Francisco Campolina. “O setor têxtil é um dos mais importantes da região, um dos que mais emprega e agrega, e estamos aqui hoje somando esforços na tentativa de alavancar o segmento”, frisou.

Empresários, representantes de entidades, membros da Prefeitura Municipal e UFJF, assistiram a uma apresentação do consultor especializado no setor, Manoel Fernando Lamas, que destacou formas de aumentar a eficiência produtiva com a palestra “Aspectos Mercadológicos do segmento têxtil-confeccionista”. Segundo o palestrante, o setor têxtil é o segundo maior gerador de empregos no país, e o Brasil está entre os cinco maiores produtores do mundo, sendo referência em moda praia, jeans e linha lar.

Estiveram presentes também os presidentes do Sindimeias-JF, Tadeu Monteiro, e do Sindivest de São João Nepomuceno, José Roberto Schincariol, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Renda, João Matos.

Na oportunidade, as integrantes da Gerência de Projetos para a Indústria da FIEMG, Alice Souza e Raquel Andrade, apresentaram o Programa de Competitividade Industrial Regional - PCIR. Segundo Raquel, o PCIR teve início em 2013 e apresenta um estudo detalhado de cada uma das 12 Regionais FIEMG do estado, que detecta pontos fortes e fracos de modo a contribuir com a competitividade mineira. O estudo está à disposição dos interessados para consulta e mais informações podem ser obtidas no portal: www.pcir.fiemg.com.br