Notícias

Jornada de trabalho e sistemas de controle de ponto são debatidos em treinamento da FIEMG Regional Zona da Mata

Curso apresentou orientações sobre obrigação de controle de ponto, banco de horas, horas extras, formas de controle de ponto, entre outros assuntos

Apesar de ter retomado os cursos e treinamentos presenciais, a FIEMG Regional Zona da Mata continua a promover algumas atividades on-line, para conseguir atender às demandas dos seus diversos tipos de público. Jornada de trabalho e sistemas de controle de ponto foram os temas debatidos durante a mais recente capacitação da entidade, realizada nos dia 16 e 17 de maio, de forma virtual.

O treinamento, com 8 horas de duração, reuniu 25 participantes e foi voltado para empresários, contadores, advogados, gestores de RH e áreas afins, estudantes e demais interessados no tema. Teve como objetivo oferecer aos participantes orientações sobre obrigação de controle de ponto; banco de horas; horas extras; formas de controle de ponto e Portaria 671/2021.  A ministração do curso ficou a cargo do advogado, especialista nas áreas Trabalhista e Previdenciária, Segurança e Saúde no Trabalho, Rodrigo Dolabela, profissional com vasta experiência no assunto e instrutor de palestras e treinamentos em todo o Brasil.

Dentro do conteúdo programático estavam temas como: Tipos de jornada de trabalho; Trabalho noturno; Trabalhos realizados em domingos e feriados; Intervalos para descanso e refeição; Horas em trânsito; Horas extras; Horas extras em viagens a serviço; Horas de sobreaviso; Horário flexível; Trabalho em casa; Compensação de horas; Trabalhadores excluídos da duração do trabalho; Tolerância de horário; Poder de controle disciplinar do empregador; Sistemas de controle da jornada de trabalho; e Jurisprudência: análise dos julgados mais recentes sobre duração do trabalho.

De acordo com o analista de Relações Empresariais da FIEMG Regional ZM, Gilmar Peixoto, pelo fato de ter sido realizado de forma on-line, o treinamento atingiu muitas empresas da região, além de Juiz de Fora. “Tivemos participantes de Santos Dumont, Pará de Minas, São João del-Rei, Barroso, Miraí, Guarará, Rodeiro, São Geraldo, Dores do Campo, Astolfo Dutra, Cataguases, entre outras cidades. Foi um curso marcado por intensa troca de informações entre os participantes, muito dinâmico”, destacou.

O instrutor Rodrigo Dolabela ressaltou que o treinamento foi bastante satisfatório, pois participaram muitas pessoas que já trabalham na área. “Tivemos muita interação, debate e questionamentos. Realmente colocamos a teoria na prática”, disse. A ação também foi sucesso entre os participantes. Ana Karolliny, da Tarumã Distribuidora de Bebidas, destacou que o curso foi muito completo. Michele Oliveira, da empresa Hidroazul (Cataguases), disse que o treinamento foi bem explicativo. E Renata Costa, da empresa Via Mundo (Astolfo Dutra), considerou a iniciativa excelente. “Parabéns pela didática do instrutor e obrigada pela oportunidade!”, disse.

E os próximos treinamentos da FIEMG Regional ZM já estão agendados. Amanhã, dia 20 de maio, acontece “Regime especial X Benefícios Fiscais – ICMS”, de 8h30 às 17h30, apresentado de forma presencial pelo instrutor Tyrone Canuto. E no dia 15 de junho é a vez de Rodrigo Dolabela voltar à FIEMG Regional ZM para falar sobre “Rotinas trabalhistas e o eSocial”, 8h30 às 17h30, na sede da entidade.

 

Fique de olhos nos treinamentos da FIEMG Regional ZM em nosso site e não perca a oportunidade de se capacitar! Clique aqui para saber mais.

 

Graciele Vianna

Imprensa FIEMG