Notícias

Parceria entre SENAI e Prefeitura de Bicas oferece curso de Qualificação em Costureiro Industrial

Solenidade marca o retorno dos cursos do SENAI em Bicas visando a capacitação de mão de obra na cidade

O dia 17 de novembro foi marcante para a população de Bicas, pois foi realizada na cidade uma solenidade para registar o retorno dos cursos do SENAI ao município depois de muitos anos. O evento contou com a participação de autoridades políticas, civis, militares e eclesiásticas do município, de representantes do SENAI e da comunidade em geral, como parentes de ex-funcionários que atuaram na escola que a rede ferroviária mantinha na cidade em parceria com o SENAI no passado.

O curso oferecido será o de Qualificação em Costureiro Industrial (carga horária de 160 horas), com duas turmas de 20 alunos cada, oferecidas nos turnos da manhã e tarde. A estrutura e maquinário para a ministração das aulas do SENAI foi montada num galpão do Parque de Exposições da cidade e a unidade responsável pelo curso é a de Juiz de Fora. Estiveram presentes no evento o gerente regional SESI/SENAI da Zona da Mata, José Roberto Schincariol; o gerente do SENAI JF, Vander Montesse; o supervisor técnico, Albert Figueiredo Costa; e a instrutora responsável pela ministração do curso, Flávia Sandim.

As aulas começaram no dia 17 mesmo e a iniciativa foi possível devido a uma parceria estabelecida entre o SENAI e a Prefeitura de Bicas, representada pelo prefeito Helber Marques Corrêa e o secretário de Desenvolvimento Industrial e Comercial, Marco Antônio Marques de Oliveira. Trata-se de uma demanda antiga da cidade e a comunidade ansiava pela retomada dos cursos do SENAI em Bicas, uma vez que mais de 70% da população já teve um familiar ferroviário e/ou aluno do antigo SENAI.

De acordo com Vander Montesse, existe a perspectiva da abertura de novas turmas ao término destas e também da realização de outros cursos profissionalizantes. Os alunos foram selecionados pela Secretaria de Assistência Social de Bicas. Segundo a Prefeitura, muitas questões foram analisadas, desde a viabilidade da parceria com o SENAI; o levantamento da demanda do setor produtivo local; a escolha do local do curso até o processo de inscrição dos interessados. Cada item foi muito bem discutido para que pudesse ser oferecido o melhor para a população.

Além da capacitação de todos esses profissionais, o curso ainda possibilitará uma importante ação social, pois todas as peças fabricadas serão doadas para a população mais carente do município.

 

 Curso-vestu-rio-Bicas-5.jpeg