Notícias

Planejamento e Controle da Manutenção é tema de treinamento da FIEMG Zona da Mata

Curso apresentou, revisou e discutiu aspectos importantes da Manutenção Produtiva Total

Tiveram início esta semana os treinamentos presenciais da FIEMG Regional Zona da Mata em 2022. Seguindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19, aconteceu, nos dias 17 e 18 de janeiro, o curso “PCM – Planejamento e Controle da Manutenção”. O treinamento apresentou, revisou e discutiu aspectos importantes da Manutenção Produtiva Total, para que os participantes pudessem aprender como atuar de forma estratégica em suas empresas.

A apresentação do curso, que teve carga horária de 12 horas, foi do instrutor Geraldo Luis Barbosa, MBA em Engenharia de Produção e Energias Alternativas, pós-graduado em Engenharia Elétrica, com vasta experiência em consultoria e instrutoria em projetos e operações industriais. A ação reuniu gestores de produção, gerentes, supervisores, engenheiros de produção, empresários e demais interessados no tema.

Entre os principais tópicos abordados na programação, foram destaque: História da manutenção; O que é PCM e seu papel; Organização do setor de manutenção; Atividades e atribuições do PCM; Indicadores do PCM; Etapas da qualidade total; OEE; TPM – Pilares e questões chave; Redução de quebras e perdas; Metodologias de planejamento e sistemas de gestão; Cadastro de equipamentos e sua importância; Programação e suas formas; Inspeção planejada; Preventiva x preditiva; Lubrificação e seus tipos; Limpeza; Apertos; e Indicadores de manutenção: MKBF, MTBF e MTTR.

De acordo com o instrutor Geraldo Barbosa, o curso foi muito proveitoso, com participantes que já tinham experiência no assunto, e serviu para tirar dúvidas do dia da dia, da prática dentro das empresas, trazendo uma perspectiva das oportunidades e do futuro do planejamento da manutenção, incluindo as novas ferramentas que estão entrando na área com o advento da Internet das Coisas.

“Foi muito bom também porque abriu espaço para a formação de uma nova turma, mais focada em gestão da confiabilidade de ativos, que será um curso complementar a este que realizamos, no qual teremos a oportunidade de discutir as ferramentas de aumento da confiabilidade na manutenção. Fiquei muito feliz com o treinamento e é sempre uma grande satisfação participar dos eventos da FIEMG”, destacou Geraldo.

E a programação de cursos da FIEMG Regional ZM segue intensa. Nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro, o tema apresentado será “eSocial voltado para Segurança e Saúde no Trabalho - SST”.Segundo o analista em Relações Empresariais da entidade, Gilmar Peixoto, a ação tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma visão ampla da necessidade e obrigatoriedade das empresas implementarem os programas de SST, evitando multas e ações judiciais. O horário é de 8h30 às 17h30 e as inscrições ainda podem ser feitas no site da FIEMG Regional ZM.

Outros treinamentos presenciais com inscrições já abertas são: Marco Regulatório Trabalhista Infralegal (11 de fevereiro); Primeira Liderança (15 de fevereiro) e Estratégias de Vendas (21 e 22 de fevereiro).

Não perca essas oportunidades de se capacitar! Clique aqui e inscreva-se!

a176223b-3f0b-4bf7-b578-d6db1fc7823a.jpeg