Notícias

Portaria autoriza trabalho aos domingos e feriados

Pleito defendido pela FIEMG traz segurança jurídica para setores que movimentam a economia do país

A FIEMG, entidade que representa a indústria mineira, e é defensora de um ambiente produtivo que promova maior dinamismo, modernidade e oportunidades aos mais variados setores empresariais, conseguiu importante conquista junto ao governo federal. Em 18 de fevereiro foi publicada a Portaria nº 1809, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que autoriza o trabalho aos domingos e feriados.

“Esta Portaria atende parte dos pleitos que a FIEMG tem defendido incessantemente nos últimos dois anos, entre eles a autorização permanente do trabalho aos domingos e feriados. Celebraremos pelos novos setores autorizados, que movimentarão a economia do país, com segurança jurídica. Continuamos firmes na defesa para todos os setores”, celebrou o presidente da Federação, Flávio Roscoe.

Setores industriais como o de transmissão de energia elétrica; de higiene, de medicamentos e de insumos farmacêuticos e vacinas; cerâmica; têxtil; tabaco; papel e papelão; química; borracha; fabricação de chapas de fibra e madeira; de gases industriais e medicinais; extração de carvão; de alimentos e bebidas; de equipamentos de infraestrutura, instalações, máquinas e equipamentos em geral; de peças e acessórios para sistemas motores de veículos; mineração; agroindústria; serviços de call center; serviços relacionados à tecnologia da informação e processamento de dados (data center); e construção civil receberam a autorização.

“A autorização destes setores não significa que não continuaremos árduos na nossa luta de modernização das relações de trabalho. Manteremos firmes o pleito para que todas as atividades industriais sejam permanentemente autorizadas a trabalharem aos domingos e feriados. Hoje celebramos esta medida que alavanca a economia do nosso país”, reforça o líder empresarial.