Notícias

Profissões do futuro: o SENAI vai te preparar

Algumas áreas estão com alta procura por profissionais qualificados

A qualificação profissional sempre foi um diferencial no momento de conseguir aquela tão sonhada colocação no mercado, mas ela é ainda mais importante em períodos de crise, uma vez que o profissional pode se antecipar para a retomada do setor produtivo. Áreas como automação, mecatrônica, tecnologia da informação e eletromecânica apontam que seguirão esta tendência para contratação em 2021.

“Se qualificar sempre foi essencial, mas agora isso se tornou muito mais imprescindível. No momento em que as indústrias retomarem as atividades, elas vão contratar de uma forma muito rápida”, sinalizou Ricardo Aloysio, gerente de Tecnologia e Educação para a Indústria do SENAI.

Mas como se preparar?

curso_tecnico_ricardo.jpeg

A primeira dica de Aloysio é se antecipar à abertura dessas vagas. “Normalmente, o que acontece é a empresa iniciar a contratação e aí a pessoa interessada procura um curso, mas ela perde o timing. Então você tem que se preparar antes”, conta.

O gerente fala ainda sobre a importância de reavaliar a sua própria profissão. “O caminho que estou traçando para minha profissão é esse mesmo?”, questiona Aloysio. E sobre a necessidade de se atualizar, o gerente do SENAI também explica um pouco sobre os tipos de cursos de aprimoramento de carreira.

“Escolher, de forma correta, a modalidade de capacitação profissional tendo em vista o que você está precisando. Seu eu quero uma nova profissão, o que é mais indicado? É um curso técnico ou qualificação profissional. Eles te propiciam a entrada em uma nova profissão. E se já tenho uma profissão, mas quero galgar salários melhores? Neste caso, o mais indicado são cursos de aperfeiçoamento profissional”, explica.

E quais oportunidades?

Os setores de mineração e de alimentos estão pujantes e algumas profissões podem ser transversais e atuar nestes e em outros segmentos industriais. “Vemos uma projeção interessante de vagas para cursos técnicos de automação, mecatrônica, tecnologia da informação e eletromecânica. Em Minas, estudos apontam que há um déficit muito grande de profissionais nessas áreas, principalmente para o desenvolvimento web. São vagas que estão no mercado, com salários muito bons, mas falta profissional”, indica Aloysio que ainda chama a atenção para o fato destes profissionais também terem condições de trabalhar em seus próprios negócios.

Inscrições para os cursos técnicos estão abertas

E para se preparar para o mercado, os cursos técnicos do SENAI são a melhor opção. São mais de cinco mil vagas em diversas áreas em todo o estado e as matrículas para as turmas do 1º semestre podem ser feitas até 26 de fevereiro. Esta é a sua chance de estudar em uma das instituições mais conceituadas em todo o país, com cursos que têm como objetivo proporcionar competências que combinam a teoria e as práticas específicas da sua área de atuação, com atividades que simulam a vivência na indústria e que te darão segurança para exercer a profissão.

Os cursos têm duração de 18 meses e os interessados devem estar matriculados ou ter concluído o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Não existe prova de seleção. Serão classificados os inscritos dentro do limite de vagas.

O edital com a lista completa de cursos, vagas disponíveis e valores das mensalidades para cada município, dentre outras informações, estão disponíveis no site http://www.senaimg.com.br.

 

Quer saber mais sobre os cursos do SENAI? Ouça o episódio 17 do podcast “A hora da indústria”.