Notícias

SESI Barbacena celebra parceria solidária com o Hospital Ibiapaba Cebams

Objetivo é envolver a comunidade escolar em ações que possibilitem a troca de carinho e motivação com os colaboradores da linha de frente do Ibiapaba
Foto: Sgt. Domingos

Com o agravamento da pandemia do Covid-19, as equipes de profissionais da saúde estão cada vez mais sobrecarregadas e sofrendo com a pressão psicológica de uma demanda intensa de trabalho e risco permanente de contaminação. O ato de cuidar de pessoas exige muita disposição emocional e motivacional e, assim como a Educação e outras atividades que envolvem relacionamento interpessoal, as trocas de emoções são constantes. Por isso, a importância de colocar em prática valores como empatia e solidariedade neste momento.

Pensando nisso, o SESI Barbacena, em parceria com o Hospital Ibiapaba, está desenvolvendo o Projeto Mensagem de Vida. De acordo com o diretor da unidade, César Nunes Ferreira, o objetivo é envolver toda comunidade escolar em ações que possibilitem esta troca de carinho e motivação entre a comunidade escolar e os colaboradores da linha de frente do Ibiapaba. A primeira ação ocorreu em maio e foi um sucesso. A equipe do SESI Barbacena gravou um vídeo para a equipe do Hospital Ibiapaba trazendo uma mensagem de otimismo e fé.

A segunda ação do Projeto Mensagem de Vida chama-se "A Prática da solidariedade em tempos de pandemia", e está sendo desenvolvida em paralelo com outro projeto do SESI: "A importância do outro em nossas vidas". Os dois projetos foram unidos com a motivação de apoio específico às pessoas portadoras de câncer ou doenças cardiológicas em tratamento no Hospital Ibiapaba CEBAMS e que são admitidas pelo SUS - Sistema Único de Saúde. Muitos destes pacientes têm necessidades específicas para seu tratamento ou para permanecerem na instituição durante os procedimentos e as longas internações, e nem sempre conseguem suprir suas necessidades com os próprios recursos. Assim, alguns alimentos, suplementos ou itens de higiene são necessários para auxiliar estes pacientes.

Durante essa semana, os professores trabalharam com os alunos a importância do outro em nossas vidas, com conversas reflexivas enfatizando a gentileza e o cuidado de um ato solidário. Já as doações do Projeto Mensagem de Vida serão entregues em um Pit Stop a ser realizado na porta do hospital, com toda segurança e cuidado que o momento exige, no dia 12 de junho, das 10h às 13h. Para as famílias da comunidade escolar do SESI que vão participar das doações, a escola divulgou a relação dos itens a serem recolhidos: suplemento alimentar para adultos; alimentos não perecíveis (café, açúcar, biscoito de polvilho, leite longa vida, água de coco e gelatina); produtos de higiene pessoal (fraldas geriátricas descartáveis, sabonetes, escova e creme dental, barbeadores descartáveis, creme de barbear, desodorantes, lenços (para cabeça), toucas, meias, toalhas de rosto/banho, toalhas de papel, lenços de papel e máscaras descartáveis).

Participe e apoie essa campanha!

 

Fonte: Site Barbacena Mais