Notícias

Sindicatos da Zona da Mata firmam parceria com o Programa FIEMG Competitiva

Ações para 2020 já estão sendo definidas em busca do desenvolvimento das indústrias

Uma equipe técnica da Gerência de Projetos para a Indústria (GPI) da FIEMG/IEL esteve na cidade de Juiz de Fora, nos dias 30 e 31 de janeiro, para a realização de reuniões de prospecção e planejamento com presidentes e coordenadores dos Sindicatos da Zona da Mata. O objetivo dos encontros foi a apresentação das mudanças e melhorias do Programa FIEMG Competitiva para 2020, seu regulamento de participação, além da definição de planos de ação para este ano e da assinatura do Termo de Compromisso, para os que tivessem interesse em aderir à iniciativa.

As propostas de ações de desenvolvimento a serem implementadas a partir do programa levam em conta as especificidades de cada setor. Durante as reuniões, foram levadas aos representantes das entidades as normas de realização do FIEMG Competitiva, sugestões de ações setoriais para realização em âmbito sindical e as responsabilidades de cada parte envolvida no processo.

A equipe da Gerência de Projetos para a Indústria que participou dos encontros foi formada pelo gerente Thadeu Chaves; pela coordenadora Luara Ribeiro; e pela analista de projetos Juliana Trindade. Também esteve presente a coordenadora Priscila Lourenço, da Assessoria de Relações Sindicais da FIEMG (ARS), que apresentou o Programa de Fortalecimento Sindical que será levado para aprovação na Assembleia Geral do Conselho de Representantes, em março, e será implementado pela entidade a partir deste ano. A proposta do programa é incentivar o fortalecimento dos Sindicatos, adotar indicadores de desempenho, reconhecer a performance de atuação e contribuir para a autosustentabilidade sindical.  

Tanto o FIEMG Competitiva quanto o Fortalecimento Sindical são programas inovadores, voltados para o desenvolvimento sindical e o aumento a competitividade das indústrias. É a soma da força da indústria e da representação sindical, potencializada através de uma atuação coletiva e da realização de projetos setoriais, em parceria com os Sindicatos empresariais. As ações envolvem capacitações técnicas e de gestão, que podem ser aliadas a consultorias com atendimento individualizado dentro das empresas, trazendo benefícios para os Sindicatos e para as indústrias envolvidas.

Alguns Sindicatos da região já assinaram o Termo de Compromisso, formalizando o interesse das entidades em serem contempladas pelo FIEMG Competitiva: Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora (SIA-JF); Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Juiz de Fora (Sinfitece); Sindicato das Indústrias Gráficas de Juiz de Fora (Sindigraf-JF); Sindicato das Indústrias de Meias de Juiz de Fora (Sindimeias-JF); Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Móveis e Rochas de Juiz de Fora (SIM-JF); Sindicato das Indústrias da Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan-JF); e Sindicato Intermunicipal da Indústria Química e Farmacêutica de Juiz de Fora (Sinquifar). Os demais estão em processo de análise, mas com perspectivas positivas de assinatura.

Para o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho, o FIEMG Competitiva representa uma grande oportunidade de desenvolvimento para a indústria. “São muitos os benefícios em prol da competitividade dos setores envolvidos, com o planejamento específico de ações voltadas para o crescimento da cadeia produtiva”, destaca.

Já o vice-presidente do Sistema FIEMG e presidente do Sindimeias-JF e do Centro Industrial de Juiz de Fora, Tadeu Monteiro, ressalta que o Programa é de extrema importância e abrangência. “Além de propor projetos e consultorias com foco na melhoria da gestão e ganhos de produtividade das indústrias, ele valoriza o papel do Sindicato, incentivando o associativismo e a sinergia entre empresas, empresários, técnicos e lideranças empresariais”, afirma.

 

Programa FIEMG Competitiva

 

O FIEMG Competitiva possui benefícios tanto para os Sindicatos quanto para as indústrias, tais como:

· Aumento de associados e geração de receita;

· Subsídio financeiro de até 90% do custo dos projetos;

· Transversalidade: abrangência de todos os conhecimentos e serviços relacionados ao tema;

· Customização de acordo com as demandas específicas do setor industrial e do grupo de indústrias participantes;

· Encadeamento produtivo: identificação de oportunidades de negócios com indústrias do mesmo setor ou de outros segmentos;

·  Interação: aprendizado e troca de experiências com outros Sindicatos e indústrias.

 Clique aqui e saiba mais sobre o FIEMG Competitiva.

Galeria